domingo, 13 de abril de 2014

Projeto Betinho: Empreendedorismo social

Colégio Notre Dame de Lourdes - CNDL
Primeira Série - Segundo Bimestre
Coleção Pitágoras - Sociologia
Confira um resumo da Unidade 2:
Projeto Betinho: empreendedorismo social


PROJETO BETINHO: empreendedorismo social


More PowerPoint presentations from Edenilson


Agora, confira o que acabou de aprender nesta unidade, teste seus conhecimentos sobre o empreendedorismo social e o protagonismo juvenil



1. (PITÁGORAS) Nas últimas décadas, instituições da sociedade civil tem se formado no intuito de levar a cabo projetos sociais os mais diversos. Estes projetos, por sua vez, são financiados por uma ampla lista de instituições, tanto nacionais quanto internacionais, tanto governamentais quanto da iniciativa privada.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem, passo a passo, com que DEVE ser conduzido um projeto social.
A) Monitoramento, execução e avaliação.
B) Elaboração, implementação, monitoramento e avaliação.
C) Implementação, projeção e avaliação.
D) Avaliação, implementação e elaboração.
E) Elaboração, avaliação, implementação e monitoramento.


resposta da questão 1:[B]


2. (PITÁGORAS) A frase a seguir contém algumas lacunas. Dentre as alternativas que seguem, identifique aquela que CONTÉM as palavras que a completam mais adequadamente.
- "Nossa sociedade é movida pela _____________, pelo ___________ de inúmeras de pessoas que decidem fazer a diferença", disse a jovem à plateia que a escutava atentamente. Para eles, o _____________ é aquela pessoa que sabe identificar problemas presentes e tem a ousadia de lutar por uma solução.
A) Ganância – corporativismo – trabalhor.
B) Iniciativa pessoal - voluntarismo - trabalhador.
C) Unidade e o comunitarismo - suor - diferencial.
D) Iniciativa pessoal - voluntarismo - empreendedor.
E) Autonomia – suor – empreendedor.

resposta da questão 2:[D]


3.  (G1) “O cidadão é um individuo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade. Tudo que acontece no mundo acontece comigo...” 
(Herbert de Souza – Betinho) 

Segundo a definição acima, podemos afirmar que: 
a) O cidadão é o individuo que se omite frente ao debate político. 
b) A prática da cidadania está ligada à defesa de interesses individuais. 
c) A cidadania compreende a necessidade que as pessoas tem em participarem sempre visando o funcionamento da sociedade. 
d) A cidadania é algo apenas restrito aos estudiosos e políticos. 
e) O cidadão é aquele que vive em uma sociedade.

resposta da questão 3:[C]



4. (G1) Sobre a ideia trabalhada sobre as concepções a respeito da cidadania é correto afirmar que: 
a) É um tema que ganhou interesse filosófico devido a necessidade de se formular reflexões sobre a vida em sociedade. 
b) A cidadania está ligada a vida dos homens nas cidades. 
c) É um conceito ligado aos indivíduos capazes de viver em grandes centros urbanos. 
d) É o conjunto de normas e regras que delimitam a vida do homem na sociedade.


resposta da questão 4:[D]


5. (MACKENZIE) Leia o texto:
"Este Brasil onde aparentemente não cabem os 150 milhões de habitantes das estatísticas demográficas é assim por descaso. Com a produção agrícola atual, poderia alimentar 300 milhões de pessoas. Nada, em sua economia, impede que sejam gerados 9 milhões de empregos de emergência. Se a posse da terra fosse democratizada de maneira rápida e decidida, abriria lugar para 12 milhões de famílias. Se as coisas assim acontecessem, 32 milhões de pessoas que estão passando fome teriam comida, pelo menos comida (...)"

(Herbert de Souza - "Reflexões para o futuro" - Revista VEJA "25 anos")
Nos últimos anos, importante campanha relacionada com o texto acima vem ocorrendo no Brasil, cuja denominação é:
a) Ação da Cidadania contra Fome e Miséria e pela Vida.
b) Campanha pela Reforma Agrária da Contag.
c) Movimento de Geração de Emprego do SEBRAE.
d) Campanha de Aumento da Produção Agrícola.
e) Frente Nacional pela Paz no Campo e na Cidade.



resposta da questão 5:[A]


6. (FAAP) Campanha contra a Fome no Brasil mobiliza 32% da população e amplia perspectivas para a democracia. A campanha não tem dono, mas tem rosto: o do sociólogo:
a) Walter Barelli
b) José Serra
c) Herbert de Souza, o Betinho
d) Delfim Neto
e) Luiz Eduardo Soares




resposta da questão 6:[C]


7. (CNDL) Leia o texto abaixo.
[...] é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal. É a forma superior de educação para a cidadania não pelo discurso das palavras, mas pelo curso dos acontecimentos. [...] significa, tecnicamente o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade ampla.
(Livro de Sociologia Ensino Médio. vol. 1 Coleção Pitágoras, p. 19)
O texto refere-se à (ao):
a) protagonismo juvenil
b) alienação juvenil
c) comodismo juvenil
d) apatia juvenil
e) desmobilização juvenil



resposta da questão 7: [A]




8. (CNDL) Analise as assertivas sobre a destacada atuação do sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o Betinho, e assinale a alternativa correta.
I. Betinho usou seu conhecimento sociológico como instrumento de ação e, como cidadão, não foi nada pacato, criou o movimento de Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida e por ele lutou até o final de sua vida.
II. Era portador do vírus HIV, contraído em transfusões de sangue, por ser hemofílico, mas nem por isso se colocou como vítima, utilizou sua notoriedade para propagar seu movimento de ação contra a fome e mobilizar a sociedade em favor dos aidéticos.
III. Argumentava sobre a necessidade de transformações estruturais na sociedade brasileira, mas, ao mesmo tempo, era necessária uma atitude emergencial para a população miserável, que passava fome.
IV. Ele foi um exemplo de empreendedor, teve a capacidade de tomar a iniciativa e agir na busca de soluções inovadoras para problemas econômicos e sociais, pessoais ou de outros, por meio de empreendimentos.
Estão corretos.
a) I, II e IV
b) II, III e IV
c) I, III e IV
d) I e III
e) I, II, III e IV


resposta da questão 8: [E]



9. (PITÁGORAS) A partir das lembranças dos últimos noticiários que assistiu, observe a realidade brasileira e descreva quais são os problemas mais urgentes do nosso país a serem resolvidos.



resposta da questão 9: 
A desigualdade social, a corrupção nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a pobreza, a fome, falta de investimentos em infra-estrutura, desemprego, criminalidade, violência, etc.



10. (PITÁGORAS) A partir dos problemas levantados nas questões anteriores, discuta de que maneira você poderia ajudar ou contribuir para solucioná-los. Registre aqui suas ideias.


resposta da questão 10:
Maior fiscalização e cobrança das instâncias federal, estadual e municipal, campanhas de arrecadação de roupas e alimentos, campanhas de conscientização para a erradicação da poluição dos rios, etc.


11. (CNDL) Existem várias maneiras de se exercer a cidadania junto à sua comunidade através do protagonismo juvenil. Cite e comente pelo menos três delas.


resposta da questão 11:
Participação em associações de moradores, grupo de jovens da paróquia, grêmio estudantil, grupo de voluntários - com atuação direta em algo da sua realidade que os sensibilize e mobilize para a construção de um mundo melhor para todos, como atuação em creches, asilos, hemocentros, associação de catadores de papel, associações contra a fome, mutirão de construção de casas, trabalhos em hospitais com crianças carentes, preservação do meio ambiente, acompanhamento e fiscalização política, entre outras.



12. (ENEM)





O encontro "Vem ser cidadão" reuniu 380 jovens de 13 Estados, em Faxinal do Céu (PR). Eles foram trocar experiências sobre o chamado protagonismo juvenil. O termo pode até parecer feio, mas essas duas palavras significam que o jovem não precisa de adulto para encontrar o seu lugar e a sua forma de intervir na sociedade. Ele pode ser protagonista.
([Adaptado de] "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98)
Depoimentos de jovens participantes do encontro:
Eu não sinto vergonha de ser brasileiro. Eu sinto muito orgulho. Mas eu sinto vergonha por existirem muitas pessoas acomodadas. A realidade está nua e crua. (...) Tem de parar com o comodismo. Não dá para passar e ver uma criança na rua e achar que não é problema seu. (E.M.O.S., 18 anos, Minas Gerais)
A maior dica é querer fazer. Se você é acomodado, fica esperando cair no colo, não vai acontecer nada. Existe muita coisa para fazer. Mas primeiro você precisa se interessar. (C.S.Jr., 16 anos, Paraná)
Ser cidadão não é só conhecer os seus direitos. É participar, ser dinâmico na sua escola, no seu bairro. (H.A., 19 anos, Amazonas)
(Depoimentos extraídos de "Para quem se revolta e quer agir", Folha de S.Paulo, 16/11/98)
Com base na leitura dos quadrinhos e depoimentos, responda às questões propostas.
a) Que surpresa teve o bode Orelana, personagem do cartunista Henfil, com a jovem Graúna, que teria vivido na década de 1970, período da Ditadura Militar no Brasil.
b) Em seu ponto de vista, os jovens têm se interessado pela participação ativa na sociedade? Liste alguns argumentos e fatos para apoiar seu posicionamento.
c) Como você acha que a aprendizagem sociológica pode colaborar para a prática da cidadania?


resposta da questão 12:
a) A surpresa se refere ao fato de que mesmo uma geração reprimida e sem acesso às informações mais críticas pode se rebelar e criar novas ideias e atitudes.

b) e c) Reflexão dos alunos.


13. (FATEC 2007)
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção. (...)
(Geraldo Vandré, 1968)
Os festivais da canção eram ocasiões nas quais novas vozes e novos compositores passavam a ser conhecidos pelo público. Era o momento das torcidas, dos cartazes na platéia, de poder, de alguma forma, demonstrar a insatisfação contra o regime militar.
Porém, em 13 de dezembro de 1968, no mesmo ano em que os jovens se atreviam a cantar e aplaudir Pra não dizer que não falei das flores, o governo militar anunciou à nação o Ato Institucional nº 5. Por esse ato,
a) ficavam suspensos todos os direitos civis e constitucionais e autorizava-se o presidente a decretar o recesso do Congresso Nacional.
b) iniciava-se a abertura política no Brasil, com a liberação do pluripartidarismo e a anistia geral e irrestrita.
c) a censura prévia foi definitivamente abolida, e retornaram as eleições diretas para os governos estaduais.
d) foram convocados deputados e senadores para a elaboração de uma nova Constituição, a vigorar no ano seguinte.
e) tornou-se indireta a eleição para os governos estaduais e para os prefeitos de capitais consideradas de segurança nacional.

resposta da questão 13: [A]



14. (UEL) "Pelos campos a fome em grandes plantações/ Pelas ruas marchando indecisos cordões/ Ainda fazem da flor seu mais forte refrão/ E acreditam nas flores vencendo o canhão/ Há soldados armados, amados ou não/ Quase todos perdidos, de armas na mão/ Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição/ De morrer pela pátria e viver sem razão/ Nas escolas, nas ruas, campos, construções/ Somos todos iguais, braços dados ou não/ Os amores na mente, as flores no chão/ A certeza na frente, a história na mão/ Caminhando e cantando e seguindo a canção/ Aprendendo e ensinando uma nova lição / Vem, vamos embora, que esperar não é saber/ Quem sabe faz a hora, não espera acontecer (Refrão)."
A canção intitulada "Pra não dizer que não falei das flores", de Geraldo Vandré, foi interpretada no Festival da Canção de 1967.
Sobre ela, é correto afirmar:
a) Constituiu-se em veículo de propaganda política do regime militar, no intuito de forjar o patriotismo.
b) Tornou-se hino de contestação dos movimentos sociais a partir da década de 1970, assinalando a presença de novos sujeitos sociais no cenário político.
c) Defende que a luta social depende da emergência de grandes líderes políticos.
d) Sua letra está desvinculada da realidade nacional, tendo por objetivo mudanças no plano estético da canção brasileira.
e) Conclama os militantes a desistirem da luta pela justiça social nos seus respectivos espaços de atuação política.
resposta da questão 14:[B]



15. (PITÁGORAS)
“Há soldados armados, amados ou não,
Quase todos perdidos de armas na mão,
Nos quartéis lhes ensinam antigas lições,
De morrer pela pátria e viver sem razão.
Nas escolas, nas ruas, campo, construções,
Somos todos soldados, armados ou não,
Caminhando e cantando e seguindo a canção,
Somos todos iguais braços dados ou não,
Vem, vamos embora que esperar não é saber,
Quem sabe faz a hora não espera acontecer.”
Geraldo Vandré, Pra não dizer que não falei de flores, 1968
a) Diante do que foi proposto na unidade Projeto Betinho:empreendedorismo social, que relação podemos estabelecer entre a música de Geraldo Vandré e o Protagonismo Juvenil?
b) Explique quem foi Geraldo Vandré e comente sua importância na luta contra a ditadura militar na década de 1960.


resposta da questão 15:
a) O Protagonismo juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outro aspecto importante do protagonismo é a concepção do jovem como fonte de iniciativa, que é ação; como fonte de liberdade, que é opção; e como fonte de compromisso, que é responsabilidade. A música do Geraldo Vandré nos sugere esse protagonismo e os versos "Vem, vamos embora que esperar não é saber, Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" são a representação concreta disso.

b) Geraldo Vandré foi um cantor e compositor que, na década de 1960, criou músicas de protesto contra a ditadura militar e, por isso mesmo, foi exilado do país. A música "Caminhando" tornou-se um hino para uma parte significativa da juventude de época, pois representava o desejo de liberdade.

16. (UNICENTRO 2012) Sobre cidadania, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A cidadania está ligada à possibilidade de se votar nas eleições, de modo que apenas os indivíduos maiores de 16 anos são considerados cidadãos.
( ) O indivíduo que goza de direitos civis e políticos e que está sujeito a uma série de deveres perante o Estado é cidadão.
( ) Um exemplo de atuação cidadã é saber se posicionar contra o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas e de outros grandes problemas existentes no país.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
A) F V F
B) V F V
C) V F F
D) F V V
E) V V V



resposta da questão 16:[D]



17. (IFTO 2014) Leia o trecho abaixo, de autoria de Antonio Carlos Gomes da Costa:
“Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividades que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária, igrejas, clubes associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio-comunitário”.
(COSTA, 1996, p.90)
A partir do que o autor define como protagonismo juvenil, indique a opção correta:
A) O jovem é tomado como elemento central da prática educacional e participa das ações que dizem respeito aos aspectos que estão aquém dos interesses pessoais e sociais.
B) Através do protagonismo juvenil, a participação do adolescente se faz cerceada.
C) O jovem é tomado como elemento periférico da prática educacional e participa das ações que dizem respeito à sua vida pessoal e à vida de sua comunidade.
D) O objetivo do protagonismo juvenil é definir espaços de participação para os jovens, reservando a estes o espaço da vida pública, deixando os interesses pessoais do adolescente aos cuidados de seus pais ou responsáveis.
E) O jovem é tomado como elemento central da prática educacional e participa das ações que dizem respeito à sua vida pessoal, à vida de sua comunidade e aos aspectos que vão além dos interesses pessoais e sociais.

Resposta da questão:[E]

18. (IFTO 2013) Sobre o protagonismo juvenil é INCORRETO afirmar que:

A) O jovem é tomado como elemento central da prática educacional.
B) O jovem participa de todas as fases dessa prática, desde a elaboração, execução, até a avaliação das ações propostas e se apropria de seus resultados.
C) A palavra protagonismo deriva de protos que em latim significa principal, o primeiro, de agonistas que quer dizer lutador, competidor.
D) O protagonismo juvenil contribui para a formação de pessoas mais autônomas, individualistas e participativas.
E) Contribui para uma proposta de transformação social.

resposta da questão 18:[D]



19. (IFTO 2014) Com o protagonismo juvenil na educação se reconhece que:
A) A participação dos adolescentes é passível de provocar mudanças na realidade social, ambiental, cultural e política em que estão inseridos.
B) A participação do adolescente é necessária, mas constitui um fardo para ele, que deve se ocupar de sua vida escolar e lúdica, sem envolvimento com questões da vida política, que é tarefa exclusiva do adulto.
C) Participar para o adolescente é abster se dos processos de discussão, decisão, desenho e execução de ações sociais.
D) O protagonismo juvenil prescinde da participação dos adolescentes na vida social.
E) Todas as alternativas estão corretas.


resposta da questão 19:[A]



20. (UFRJ) Tema: INDIVIDUALISMO E COMPROMISSO COLETIVO
Os trechos a seguir oferecem-lhe material para reflexão sobre o tema proposto. Examine-os com atenção.
I. "Meu partido / é um coração partido / e as ilusões estão todas perdidas / os meus sonhos / foram todos vendidos / tão barato que eu nem acredito / que aquele garoto que ia mudar o mundo / freqüenta agora as festas do 'grand monde'
(CAZUZA. "Ideologia".)
II. "Não sou de São Paulo, não sou / japonês. / Não sou carioca, não sou português. / Não sou de Brasília, não sou do / Brasil. / Nenhuma pátria me pariu. / Eu não tô nem aí./ Eu não tô nem aqui."
(ANTUNES, Arnaldo e outros. "Lugar nenhum".)

III. "Eu sei / que a vida devia ser bem melhor / e será".
(GONZAGA JR., Luiz. "O que é o que é?")

IV. "Qualquer que seja o modelo de desenvolvimento, independentemente de sua ideologia, ele se fará através das pessoas e daquilo que elas forem capazes de realizar a partir de si próprias."

(SOUZA, Herbert de. / Betinho. "Escritos indignados". RJ. ED/IBASE, 1991.)
V. "De todas as coisas desse mundo tão variado, a única que me exalta, me afeta, me mobiliza é o gênero humano. São as gentes (...) minha amada gente brasileira, que é minha dor, por sua pobreza e seu atraso desnecessários. É também meu orgulho, por tudo o que pode ser, há de ser".
(RIBEIRO, Darcy. "O Brasil como problema". 2 ed. RJ: Francisco Alves, 1995.)
VI. "Individualista dos pés à cabeça. (...) Sem ídolos, descrente nos políticos e preocupada com o mercado de trabalho, a juventude do estado do Rio lista sonhos resumidos à primeira pessoa do singular: eu.
(...)
Ajudar o próximo, ser feliz, viver numa sociedade mais justa, paz na terra? Não é por aí. Eles não estão interessados em mudar o mundo".
(VENTURA, Mauro, CÂNDIDA, Simone. "Jovem troca ideais por ambição". ln: JB. Caderno Cidade. 06/07/97.)
Considerando os trechos acima, produza um TEXTO DISSERTATIVO sobre "Individualismo e compromisso coletivo" na sociedade brasileira, hoje.
Lembre-se de que seu texto deverá estar fundamentado em argumentos que tornem clara sua posição.



resposta da questão 20:
reflexão dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário