sábado, 8 de fevereiro de 2014

Sociologia: estudo das sociedades humanas

Roteiro de estudos: Sociologia: estudo das sociedades humanas



Lista nº 1 - Primeiro Ano Ensino Médio

1. (UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:
a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.
b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.
d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaragüense.
e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.



resposta:[B]

2. (UFMA) Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As regras do método sociológico o conceito de: 
a) caos social.
b) realidade social.
c) fato social.
d) arrogância social.
e) ganância social.


resposta:[C]

3. (UFMA) O modo de produção que se caracteriza pela relação entre trabalho assalariado e capital é definido como modo de produção:
a) asiático.
b) camponês.
c) mercantilista;
d) capitalista.
e) socialista.


resposta:[D]


4.  (UFMA) Enumere a segunda coluna, de acordo com a primeira, relacionando as obras com seus respectivos autores e em seguida marque a opção que contém a seqüência correta da segunda coluna.

Primeira coluna 

(1) Karl Marx (1818-1883)
(2) Émile Durkheim (1858-1917)
(3) Max Weber (1864-1920)
_____________________________
 Segunda coluna
( ) O suicídio       
( ) A ética protestante e o espírito do capitalismo 
( ) O capital        

a) 3, 1, 2
b) 2, 3, 1
c) 1, 2, 3
d) 2, 1, 3
e) 3, 2, 1



resposta:[B]

5. Comente sobre o surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil.




resposta:
A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social. O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latinsocius (associação) e o grego lógus (estudo).


O surgimento da Sociologia no Brasil, também conhecida como Sociologia Brasileira, teve início a partir das décadas de 1920 e 1930, quando os estudiosos dessa área passaram a se dedicar a pesquisas que visavam construir um entendimento acerca da formação da sociedade brasileira analisando temáticas cruciais para essa compreensão. Assim, eles voltaram-se para estudos referentes a escravatura e a abolição, estudos sobre índios e negros e o êxodo dessas populações, e mesmo analises sobre o processo de colonização.A compreensão desses assuntos mostrou-se realmente uma vez que se buscava compreender a formação da sociedade brasileira. Isso porque a formação da população brasileira, das relações de trabalho e da consciência e cidadania, passava inevitavelmente pela compreensão destas temáticas.



6. (J.Rendeiro) "A Sociologia é a Ciência dos problemas sociais que emergem com a chegada do século XVIII. Que tem um marco econômico e outro político e social "
TELES, Mª Luiza. Sociologia para Jovens. Petropólis - RJ,Ed. Vozes: 2002.

Sobre os aspectos que determinaram o surgimento da Sociologia é correto afirma que:
a) O Renascimento Comercial e Urbano, assim como, a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das Ciências Sociais.
b) Com as Revoluções Burguesas e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicos que determinam o surgimento da Sociologia.
c) É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa ater seus fundamentos estabelecidos
d) A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
e) É somente com a Revolução Francesa que a sociedade europeia passa a ter a consolidação do poder nobiliárquico e o surgimento da sociologia.



resposta:[B]

7. (UFU) A preocupação com os problemas sociais existem desde quando o homem é homem. A busca de soluções para estes problemas também. Mas no entanto o pensamento Sociológico, está diretamente ligado às consequências da Revolução Industrial. Neste sentido, oque distingue o pensamento sociológico, dos pensamentos sociais anteriores?
a) A capacidade do ser humano de relacionar as dificuldades sociais com a possibilidade de solução imediata dessa problemática.
b) A possibilidade da sistematização, da elaboração de um método de analise e a definição de um objeto de pesquisa.
c) A transição do pensamento medieval para a criação de uma filosofia da problemática social com os iluministas no século XVIII.
d) A formação de uma elite de pensadores ligados ao processo de industrialização, que com técnicas matemáticas definiu a sociedade a partir de seus indivíduos.
e) A criação de uma técnica filosófica que prima pela valorização do indivíduo no todo social, ao mesmo tempo que prima apenas pelas relações do homem com a sociedade.



resposta:[B]


8. (UFU) Dentre os conceitos abaixo apresentados um não pode ser relacionado à Sociologia:
a) É a ciência que estuda as relações entre os indivíduos e a sociedade.
b) É o pensamento científico que analise os problemas sociais oriundos das relações entre as classes sociais.
c) É uma forma de compreensão filosófica dos problemas  sociais, que podem ser percebidos ao longo do processo histórico.
d) É a ciência que analisa as instituições sociais em relação com o ser humano, organizado em sociedade.
e) É uma forma de pensamento científico que busca a compreensão dos fatos sociais.



resposta:[C]

9. (UFES) Sobre a Sociologia é correto afirmar que:
a) Surgiu a partir da necessidade de analisar os fenômenos físicos e biológicos e sua relação com o ser humano em sociedade.
b) É um pensamento científico que ainda guarda o obscurantismo da Idade Média, mas que consolidou-se com a Revolução Industrial.
c) Apresenta-se no mundo contemporâneo como uma ciência que ainda precisa de instrumentos analíticos, pois ainda não apresenta um processo de sistematização definido.
d) Deve ser identificada como um ramo da Filosofia que preocupa-se com os acontecimentos sociais e que detém um objeto de estudo definido.
e) É uma ciência que apresenta um objeto de estudo definido, um método de analise e a sistematização dos seus postulados.



resposta:[E]



10. (UEL) O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta ideias contidas nesse lema.
a) Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.
b) Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.
c) Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégios dos ricos.
d) Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
e) Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.



resposta:[A]

11. (G1) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta. 
A. ( ) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo. 
B. ( ) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em  resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. 
C. ( ) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso. 
D. ( ) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso comum. 



resposta:[B]


12. (UFU) Sobre o surgimento da Sociologia e suas proposições acerca da explicação do mundo social, pode-se afirmar:
A) a Sociologia é uma manifestação do pensamento moderno e uma forma de conhecimento do mundo social, cujas explicações são fundadas nas descobertas das ciências naturais e físicas, por pressupor uma unidade entre sociedade e natureza e rejeitar o uso de leis gerais no conhecimento.
B) os pensadores fundadores da Sociologia concentraram seus esforços em interesses políticos e, portanto, práticos, face aos objetivos de contribuir para as transformações sociais e para a consolidação de uma nova ordem social diversa das sociedades feudal e capitalista.
C) a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista, com o consequente processo de industrialização e urbanização em países da Europa, contribuíram para o surgimento da Sociologia como forma de conhecimento das sociedades em extinção.
D) a Sociologia surgiu no século XIX, vinculada à sociedade moderna, no contexto das transformações econômicas e sociais e no bojo das mudanças nas formas de pensamento, influenciadas pelas revoluções burguesas do século, bem como pelos ideais iluministas.



resposta:[D]




13. (UFUB) Sobre o surgimento da Sociologia, podemos afirmar que:

I – A consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da Sociologia enquanto ciência particular.
II – O homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem.
III – Aquilo que a Sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade.
IV – Interessa para a Sociologia, não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais e etc.

A) II e III estão corretas.
B) Todas as afirmativas estão corretas.
C) I e IV estão corretas.
D) I, III e IV estão corretas.
E) II, III e IV estão corretas


resposta:[B]

14. (UFUB) O surgimento da Sociologia foi propiciado pela necessidade de:

A) Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.
B) Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.
C) Condicionar o indivíduo, através dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos deuses.
D) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.
E) Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.


resposta:[E]


15. (CESPE) O surgimento da sociologia vincula-se ao contexto histórico relativo à
A) crise do liberalismo na década de 30 do século passado.
B) consolidação do mercantilismo.
C) urbanização europeia no século XIX.
D) ascensão dos movimentos sociais no início do século XIX


resposta:[B]



16. (IFC) Quanto a obras e sociólogos Brasileiros. Relacione a primeira coluna com a segunda
e marque a única seqüência correspondente que está correta.
1. Florestan Fernandes.
2. Gilberto Freyre. 
3. Caio Prado Junior. 
4. Sérgio Buarque de Holanda.
----------------------------------------------------------------------

( ) Raízes do Brasil (1936).
( ) A integração do negro na sociedade de classes (1966).
( ) Formação do Brasil Contemporâneo (1945).
( ) Casa-grande & senzala (1933).


A) 4, 1, 3, 2.
B) 1, 3, 2, 4.
C) 3, 2, 4, 1.
D) 2, 4, 1, 3.
E) 3, 4, 2, 1






resposta:[A]

17. (UFUB) Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Assinale a alternativa correta quanto a essa tarefa.
A) Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.
B) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.
C) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.
D) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.
E) Nenhuma das anteriores.


resposta:[C]



18. (UEL) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir:

I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.
II. A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.
III. A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.
IV. A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.



resposta:[B]

19. (CNDL) “A sociedade humana é construída a partir da interação entre os homens e o meio em que vivem”.
Explique por que essa interação é importante.



resposta:

Espera-se que o aluno compreenda a importância da interação da humanidade com o meio estabelecendo intervenções a fim de criar condições que possibilitem uma melhor organização das relações sociais.


20. (CNDL) Discorra a respeito da valorização da investigação científica nos estudos sociológicos, a partir da seguinte citação:
“Toda ciência seria supérflua se a aparência e a essência das coisas se confundissem.”
MARX, K; ENGELS, F. História; (Org.) FERNANDES, Florestan, São Paulo: Ática, 1983.






resposta:
Marx, em uma análise sociológica, preconizava que não se deve partir do que os homens dizem ou representam, mas, ao contrário, deve-se partir de seu processo de vida efetivo, ou seja, de homens efetivamente ativos. Marx defende que a ciência não deve ser superficial, valorizando a importância da investigação aprofundada com base na pesquisa científica.


21. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:
a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.
b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.
c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.
d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.
e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.



resposta: [C]
A alternativa que apresenta os nomes dos autores clássicos da Sociologia, Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx é a C.



22. (Unicentro 2012) Considerando-se as grandes mudanças que ocorreram na história da humanidade, aquelas que aconteceram no século XVIII — e que se estenderam no século XIX — só foram superadas pelas grandes transformações do final do século XX. As mudanças provocadas pela revolução científico-tecnológica, que denominamos Revolução Industrial, marcaram profundamente a organização social, alterando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras, que perduram até os dias atuais.

DIAS, Reinaldo. Introdução à sociologia. São Paulo: Persons Prentice Hall, 2004.

Sobre o surgimento da Sociologia e as mudanças ocorridas na modernidade, é correto afirmar:

a) A intensificação da economia agrária em larga escala nas metrópoles gerou o êxodo para o campo.
b) O aparecimento das fábricas e o seu desenvolvimento levou ao crescimento das cidades rurais.
c) O aumento do trabalho humano nas fábricas ocasionou a diminuição da divisão do trabalho.
d) A agricultura familiar desse período foi o objeto de estudo que fez surgir as ciências sociais.
e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.



resposta: [E]

23. (Uffs 2011) Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias.
Qual foi esse autor?
a) Karl Marx.
b) Max Weber.
c) Émile Durkheim.
d) Augusto Comte.
e) Jean Jacques Rousseau





resposta:[C]

24. (UNESP) “À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”.
(Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125)
De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o “desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influência da:
a) economia e sociedade.
b) ética protestante.
c) liderança carismática.
d) ética liberal.
e) teoria da ação social.





resposta:[B]


25. (Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
a) a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
b) o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais.
c) pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
d) o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
e) um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico.




resposta: [E]


26. (Unioeste 2011) Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.
Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?

a) O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis.



resposta:[D]

27. (UNESP) A elaboração e a realização do projeto de pesquisa em Ciências Sociais, particularmente na Sociologia,

a) é o mais barato e mais prático meio de se conhecer a realidade social.
b) é o meio mais eficaz e científico de se conhecer a realidade social.
c) é o meio mais adequado para se reconhecer o outro.
d) é o melhor meio para se conhecer e controlar grupos sociais antagônicos.
e) é o melhor e mais caro processo de constituição de mecanismos sociais de segregação social.



resposta: [B]



28. (CNDL) Observe a imagem a seguir, ela retrata uma situação típica de nossa sociedade.


 



a) A imagem anterior apresenta símbolos que representam o processo de organização do ser humano em sociedade, identifique-os.
b) Explique por que esses símbolos são necessários para a organização da sociedade.



resposta:
a) O aluno poderia mencionar a rua, os carros, os pedestres, as placas de sinalização, a faixa de segurança, a calçada, etc.
b) O processo de intervenção do homem com o objetivo de organizar as relações sociais.




29. (UFU) Sobre o surgimento da sociologia, podemos afirmar que
I. a consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia como ciência particular.
II. o homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem.
III. aquilo que a sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade.
IV. interessa para a sociologia, não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais etc..


a) II e III estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) I e IV estão corretas.
d) I, ) II, III e IV estão corretas.
e) III e IV estão corretas.



resposta: [B]

30. (Unioeste 2010) No que diz respeito às relações entre sociologia e mudanças sociais pode-se dizer que:
a) A sociologia é uma ciência que visa apreender cada sociedade em um dado momento sem poder explicar suas transformações, que são objeto da História.
b) A sociologia só e capaz de explicar as transformações derivadas das lutas entre as classes.
c) Os estudos aos quais a sociologia se dedica fundamentam-se no princípio de que mudanças e transformações só podem ocorrer quando os vários segmentos ou estratos de uma sociedade se unem para promover ou viabilizar tais mudanças.
d) A questão das mudanças sociais é um tema que se tornou objeto de reflexão sociológica a partir do que se convencionou chamar “era pós-industrial” e globalização.
e) A sociologia busca captar os fenômenos produzidos pelas ações de atores sociais que visam defender seus interesses e os fatos associados às reações e resistências àquelas ações.




resposta:[E]

31. (UFPR)  “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.”
(FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.)
Que realidades daquela época passaram a constituir um problema e um objeto da Sociologia?

 resposta: 


Realidades do século XVIII que se tornaram objeto da sociologia:
* Questão social
– pobreza, urbanização, violência e desigualdade social;
* Revolução industrial;
* Relações de trabalho

32. (UFV) Leia o texto a seguir, letra da música “Pacato cidadão”, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994.

Pacato Cidadão

Ô pacato cidadão, te chamei a atenção
Não foi à toa, não
C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia
Dia a dia não
E tracei a vida inteira planos tão incríveis
Tramo à luz do sol
Apoiado em poesia e em tecnologia
Agora à luz do sol

Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder
Qualquer coisa que se queira saber querer
Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão
Misturar o brasileiro com alemão
Pacato cidadão
Ô pacato da civilização
Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios
Qualquer coisa que se suje tem que limpar
Se você não gosta dele, diga logo a verdade
Sem perder a cabeça, sem perder a amizade
Consertar o rádio e o casamento é
Corre a felicidade no asfalto cinzento
Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro
Numa mão educação, na outra dinheiro
Pacato cidadão
Ô pacato da civilização.

(MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.)

O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:


a) abordam situações relativas à cidadania e à falta de compromisso social de muitos cidadãos brasileiros.
b) defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.
c) chamam a atenção para o descaso dos cidadãos em relação às questões ambientais presentes em seu cotidiano.
d) questionam a acomodação, a alienação e a falta de interesse de muitos brasileiros pelas questões políticas de seu tempo.
e) acreditam que o pacato cidadão, de certa forma, vive escravizado no seu dia-a-dia, por isso precisa se preocupar com a realidade a sua volta.




resposta:[B]




33. (UNIOESTE 2014) Os fenômenos sociais são objeto de investigação desde o surgimento da filosofia, na Grécia Antiga, por volta  dos séculos VII e VI a.C.; mas a constituição de uma ciência específica da sociedade remonta apenas ao século XIX. Considerando-se o enunciado acima, assinale a alternativa que apresenta as principais causas que contribuíram para o nascimento da Sociologia na Europa do século XIX.

a) As modificações no modo vigente de compreender os povos tribais na Europa do século XIX possibilitaram a constituição da Sociologia. 
b) As alterações na mentalidade religiosa na Europa do século XIX condicionaram o surgimento da Sociologia.
c) As mudanças econômicas, políticas e sociais que moldaram as sociedades europeias do século XIX geraram perguntas ('questão social') que demandaram a constituição da Sociologia.
d) As mutações ocorridas na filosofia e na moral das sociedades europeias do século XVI contribuíram para o surgimento da Sociologia.
e) As transformações na sensibilidade estética das sociedades europeias do século XIX favoreceram o processo de formação da Sociologia.


resposta:[C]
O surgimento da Sociologia durante o século XIX está diretamente relacionado à necessidade de se criar uma nova ciência que pudesse compreender as transformações econômicas, políticas e sociais advinda da Revolução Industrial e da Revolução Francesa.

34. (CONTEXTOS HISTÓRICOS) Observe os quadrinhos abaixo.
Foto

Explique o que significa enxergar além das aparências.

resposta:
Enxergar além das aparências é ver além do senso comum, ou a partir dele, é compreender a essência das coisas, é desnaturalizar o que a todos parece natural, um olhar de estranhamentos sobre a realidade, é conhecer com profundidade, ou seja, com base no racionalismo da investigação científica os mais variados aspectos de nossa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário