sábado, 1 de fevereiro de 2014

Aprova Atualidades 65 - 90 anos da Coluna Prestes







Seguimos adiantando os temas que serão capas de jornais e revistas no ano de 2014. Esta edição falamos sobre os 90 anos da Coluna Prestes. O tema é muito importante, mas bastante negligenciado, percebo que poucas pessoas em nosso país sabem algo sobre a Coluna Prestes. 

Você pode não concordar com as ideias e ações de Carlos Prestes, como também pode ser apaixonado por essa personalidade, mas muito do que o Brasil é hoje deve a este personagem que se fez presente em grande parte da vida política do país no século passado. 

O livro " As noites das grandes fogueiras" de Domingo Meirelles ajuda para aprofundar no tema. Outro exemplo é a revista Caros Amigos. 

Prestes é um dos grandes personagens da história do país. Ele nasceu em 1898. Seu pai era oficial do exército, casado Leocádia Prestes. Em 1909 Prestes consegue entrar para o Colégio Militar e depois cola grau, ganha a patente de segundo tenente. Prestes percebe que o Brasil era um país mal administrado e com desigualdades que precisavam ser corrigidas. 

A grande Marcha começa em 1924, por isso os seus 90 anos. A marcha tem origem no Rio Grande do Sul, chega até o Nordeste, tem conflitos com Lampião, volta e depois se asila na Bolívia. Foi uma das maiores marchas da história da humanidade. Esta marcha deu novas ideias para a guerra de movimento, porque até então a guerra era de trincheira. A Coluna Prestes nunca foi derrotada pelo exército brasileiro. 

A marcha atravessou 12 estados do país e percorreu 36 mil quilômetros percorridos a maior parte a pé e em lombo de animais e canoas. A marcha era para dizer para as pessoas que o Brasil poderia mudar e melhorar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário