sexta-feira, 8 de julho de 2011

Confira a correção da Avaliação de Recuperação de Sociologia (Primeiro Semestre)

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE SOCIOLOGIA

1° ANO

1. (UFU – 2008) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.

a) A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo.

b) A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

c) Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.

d) Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.

Resposta: [B]

2. (UPE – 2010) Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de:

a) Marx e Foucault.

b) Comte e Durkheim.

c) Descartes e Marx.

d) Aristóteles e Comte.

e) Durkheim e Chartier.

Resposta: [B]

3. (UFUB) Assinale a alternativa correta:

O surgimento da Sociologia foi propiciado pela necessidade de:

a) Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.

b) Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.

c) Condicionar o indivíduo, através dos rituais, a agir e pensar conforme os ensinamentos transmitidos pelos deuses.

d) Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.

e) Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.

Resposta: [E]

4. (UNESP) Pode-se afirmar que a Sociologia contemporânea herdou as contribuições de autores considerados clássicos do pensamento sociológico a partir dos quais desenvolveram-se correntes teóricas distintas. Foram eles:

a) Émile Durkheim, Theodor Adorno e Max Weber.

b) Karl Marx, Max Weber e Karl Manheim.

c) Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim.

d) Émile Durkheim, Max Weber e Herbert Spencer.

e) Karl Marx, Émile Durkheim e Talcott Parsons.

Resposta: [C]

5. (PITÁGORAS) A frase a seguir contém algumas lacunas. Dentre as alternativas que seguem, identifique aquela que CONTÉM as palavras que a completam mais adequadamente.

- "Nossa sociedade é movida pela _____________, pelo ___________ de inúmeras de pessoas que decidem fazer a diferença", disse a jovem à plateia que a escutava atentamente. Para eles, o _____________ é aquela pessoa que sabe identificar problemas presentes e tem a ousadia de lutar por uma solução.

a) Ganância– corporativismo trabalhador.

b) Iniciativa pessoal– voluntarismo – trabalhador.

c) Unidade e o comunitarismo – suor - diferencial.

d) Iniciativa pessoal – voluntarismo – empreendedor.

e) Autonomia – suor – empreendedor.

Resposta: [D]

6. (CNDL) Explique o que significa protagonismo juvenil.

RESPOSTA: O Protagonismo Juvenil significa, tecnicamente, o jovem participar como ator principal em ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla.

7. (CNDL) Cite os principais objetivos do protagonismo juvenil.

RESPOSTA: Um objetivos do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos cidadãos atuantes em nossa sociedade.

8. (CNDL) De que forma é possível se viabilizar um projeto de atuação na sociedade com base no protagonismo juvenil.

RESPOSTA: Na raiz do protagonismo deve haver uma opção livre do jovem, ele tem que participar da decisão se vai ou não fazer a ação. O jovem tem que participar do planejamento da ação. Depois deve participar da execução da ação, na sua avaliação e na apropriação dos resultados. Existem dois padrões de protagonismo juvenil: quando as pessoas do mundo adulto fazem junto com os jovens e quando os jovens fazem de maneira autônoma.

9. (PITÁGORAS) Temos, na contemporaneidade, ao menos duas formas de conceber os termos da cidadania de forma progressista. O primeiro deles teria como base a tradição liberal. A partir de uma noção forte de direitos, apenas a sua posse integral asseguraria uma condição de cidadania. Direito à moradia, direito à educação, à saúde, à alimentação. O alcance desses direitos, no entanto, estaria relacionado com a regulada expansão do _____________. A segunda matriz, de base republicana, consideraria a dimensão dos direitos como necessariamente conectada à vida pública, isto é, entendendo como condição a _____________ das pessoas na produção e construção da cidadania. Seria, para esta segunda tradição, a única forma para que os direitos contemplassem

a) Estado - individualidade

b) povo - atividade

c) mercado - participação ativa

d) indivíduo - conexão

e) território - publicidade

Resposta: [C]

10. (UFV) Leia o texto a seguir, letra da música “Pacato cidadão”, composta por Samuel Rosa e Chico Amaral para o álbum Calango, lançado pelo grupo mineiro Skank, em 1994.

Pacato Cidadão

Ô pacato cidadão, te chamei a atenção

Não foi à toa, não

C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia

Dia a dia não

E tracei a vida inteira planos tão incríveis

Tramo à luz do sol

Apoiado em poesia e em tecnologia

Agora à luz do sol

Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder

Qualquer coisa que se queira saber querer

Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão

Misturar o brasileiro com alemão

Pacato cidadão

Ô pacato da civilização

Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios

Qualquer coisa que se suje tem que limpar

Se você não gosta dele, diga logo a verdade

Sem perder a cabeça, sem perder a amizade

Consertar o rádio e o casamento é

Corre a felicidade no asfalto cinzento

Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro

Numa mão educação, na outra dinheiro

Pacato cidadão

Ô pacato da civilização.

(MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo; Brasil: História em construção. Belo Horizonte. Ed. Lê,1996. v. 4. p. 165.)

O texto de Samuel Rosa e Chico Amaral discute algumas relações relativas à sociedade contemporânea brasileira. É INCORRETO afirmar que, no texto, os autores:

a) abordam situações relativas à cidadania e à falta de compromisso social de muitos cidadãos brasileiros.

b) defendem que somente a educação, aliada ao poder dos meios de comunicação de massa, pode fazer com que o cidadão brasileiro deixe de ser pacato.

c) chamam a atenção para o descaso dos cidadãos em relação às questões ambientais presentes em seu cotidiano.

d) questionam a acomodação, a alienação e a falta de interesse de muitos brasileiros pelas questões políticas de seu tempo.

e) acreditam que o pacato cidadão, de certa forma, vive escravizado no seu dia-a-dia, por isso precisa se preocupar com a realidade a sua volta.

Resposta: [B]

2° ANO

1. (UNIOESTE – 2009) Com base nos seus conhecimentos sobre o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir.

I – Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientam a percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos.

II – Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes.

III – A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos.

IV – A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas CORRETAS.

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, II e IV.

d) II e IV.

e) II, III e IV.

Resposta: [C]

2. (UFU – 2009) Com relação à chamada cultura de massas ou à mercantilização da cultura, marque a alternativa CORRETA.

a) Para os autores da teoria crítica, as modernas sociedades industrializadas desenvolvem uma produção cultural diversificada, produzida pelas massas. Essa produção tem por objetivo a satisfação das necessidades humanas, independentemente da lógica do mercado.

b) De acordo com a teoria crítica, as sociedades modernas capitalistas têm como característica fundamental a produção do valor de troca, o que possibilita a existência de uma produção artística e cultural totalmente independente da lógica do mercado.

c) Segundo os autores da chamada teoria crítica, há uma tendência, na moderna sociedade capitalista, de transformar tudo em mercadorias, fazendo com que o critério estético das pessoas passe a ser diferente daquele pelo qual as mercadorias são analisadas. Esse outro critério é fundado na exterioridade e na lógica de mercado.

d) De acordo com a teoria crítica, há uma tendência na sociedade moderna capitalista de transformar tudo em mercadoria, fazendo com que o critério estético das pessoas passe a ser o mesmo das coisas. Esse critério funda-se na exterioridade e na lógica do mercado.

Resposta: [D]

3. (ENEM) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

a) Internet.

b) fibra ótica.

c) TV digital.

d) telefonia móvel.

e) portabilidade telefônica.

Resposta: [A]

4. (PITÁGORAS ) Uma das marcas mais fortes da sociedade da informação é a _____________ com que notícias são circuladas entre as pessoas. Os veículos para essa circulação podem ser diversos, desde conversas pessoais até ondas de rádio, ou ainda a televisão e a internet. Uma vez que uma notícia esteja tenha sido divulgada, a velocidade com que ela atingirá outras pessoas será tanto maior quanto for a sociedade interligada e interconectada por diversas redes sociais. Cumpre dizer ainda que outra das características de uma sociedade de informação é a _____________, seja física ou virtual, de espécies de arquivos culturais, como bibliotecas, bancos de dados, arquivos de jornais, etc. Com isso, o acesso às informações passadas são facilitadas. Desde um ponto de vista crítico, no entanto, observamos uma____________ da novidade. Em uma tal sociedade, a informação em si ganha um valor e uma atenção especial: saber das últimas novidades, do que ninguém ainda tomou conhecimento, constitui um fator de distinção entre as pessoas. Assim, existe uma grande tendência ao uso indiscriminado das redes de informação, boatos vazios, notícias sem fundamento, o “furo jornalístico” que, na verdade, se não é falso é irrelevante. Fator que, a bem dizer, tende a enfraquecer as próprias redes de informação.

Indique a alternativa que COMPLETA o parágrafo.

a) ligeireza – manutenção - banalização

b) rapidez – disponibilidade - fetichização

c) lentidão – formação - desvalorização

d) rapidez – exclusão - valorização

e) celeridade – indisponibilidade – fragmentação

Resposta: [B]

5. (UFPR – 2010) Como Marx define ideologia?

Resposta: Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes.

6. (UEL) No capitalismo, os trabalhadores produzem todos os objetos existentes no mercado, isto é, todas as mercadorias; após havê-las produzido, entregam-nas aos proprietários dos meios de produção, mediante um salário; os proprietários dos meios de produção vendem as mercadorias aos comerciantes, que as colocam no mercado de consumo; e os trabalhadores ou produtores dessas mercadorias, quando vão ao mercado de consumo, não conseguem comprá-las. [...] Embora os diferentes trabalhadores saibam que produziram as diferentes mercadorias, não percebem que, como classe social, produziram todas elas, isto é, que os produtores de tecidos, roupas, alimentos [...] são membros da mesma classe social. Os trabalhadores se vêem como indivíduos isolados [...], não se reconhecem como produtores da riqueza e das coisas.

(CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2004. p. 387.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre alienação e ideologia, considere as afirmativas a seguir:

a) A consciência de classe para os trabalhadores resulta da vontade de cada trabalhador em superar a situação de exploração em que se encontra sob o capitalismo.

b) É no mercado que a exploração do trabalhador torna-se explícita, favorecendo a formação da ideologia de classe.

c) A ideologia da produção capitalista constitui-se de imagens e ideias que levam os indivíduos a compreenderem a essência das relações sociais de produção.

d) As mercadorias apresentam-se de forma a explicitar as relações de classe e o vínculo entre o trabalhador e o produto realizado.

e) O processo de não identificação do trabalhador com o produto de seu trabalho é o que se chama alienação. A ideologia liga-se a este processo, ocultando as relações sociais que estruturam a sociedade.

Resposta: [E]

7. (CNDL) Com base na observação da imagem, explique o que é sociedade de consumo.


resposta: A associação entre o modelo de produção em série, adotado pelas indústrias e as empresas de prestação de serviços caracterizam uma nova sociedade: a sociedade de consumo. Esse termo designa a atual sociedade moderna, urbana e industrial, dedicada à produção e aquisição crescentes de bens de consumo cada vez mais diversificados.

8. (PITÁGORAS) Dentre as frases a seguir, IDENTIFIQUE aquela que expressa a principal função das propagandas em uma sociedade de consumo.

a) Informar os consumidores acerca das virtudes dos produtos.

b) Divulgar o produto para atingir uma demanda já existente.

c) Esconder os problemas dos produtos.

d) Criar a necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda.

e) Aumentar o consumo do produto através da divulgação da sua marca.

Resposta: [D]

9. (PITÁGORAS) Comumente ouvimos falar do modo de vida americano, o american way of life. Trata-se de um ideal muito difundido nos Estados Unidos, o qual estabelece a felicidade como resultado necessário do trabalho individual, que é recompensado com o acesso ao consumo de determinados bens. Sob o ponto de vista de certo marxismo, isso não passa de uma ___________ burguesa, a qual identifica no mercado a garantia de sustentação dos seus privilégios de classe.

INDIQUE a palavra que melhor completa o trecho lido.

a) Indústria cultural.

b) Conspiração.

c) Ideologia.

d) Percepção.

e) Alienação.

Resposta: [C]

10. (PITÁGORAS) “Não é a tecnologia que atende às necessidades, como os meios de comunicação de massas geralmente nos fazem crer, e, sim, as necessidades é que são criadas para atender à crescente população e à elaboração cada vez mais diversificada dos bens de consumo”. Explique esta afirmação

Resposta: Para adquirir um bem, precisamos achar realmente importante possuí-lo. Nesse processo, a formação da opinião pública realizada pelos meios de comunicação, comandados por um número pequeno de pessoas que decidem o que vamos escolher, possuir e usar, colabora de forma vital para a criação de necessidades de uso de novos produtos. Esse processo de formação de opinião ocorre quando a opinião – que cada um possui como coisa exclusiva e genuína – é induzida, ou influenciada, pelos jornais, TV e outras formas de comunicação de massa.



3° ANO

1. (UNEAL) Leia a frase para responder à questão.

Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo.

(PCN Geografia. Adaptado)

A descrição revela o fenômeno da

a) conurbação.

b) metropolização.

c) globalização.

d) revolução industrial.

e) favelização.

Resposta: [C]

2. (UFPR) A globalização é um fenômeno que tem como uma de suas características fundamentais a crescente abertura econômica e política entre os países. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:

a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país.

b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU.

c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos.

d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade.

e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização.

Resposta: [E]

3. (PITÁGORAS) As eleições no Brasil são noticiadas, por vezes, como a "festa da democracia". Essa expressão faz mesmo muito sentido. Devemos sempre nos lembrar que o voto direto é uma conquista muito recente. Até poucos anos atrás, por exemplo, os governadores dos estados eram indicados pelo presidente da República, não eram escolhidos pelos cidadãos.

A consulta popular é a forma pela qual a população escolhe aqueles que vão compor os principais cargos dos poderes Legislativo e Executivo.

Assinale a afirmativa que INDICA o nome dessa forma de organização do Estado.

a) Democracia direta.

b) Democracia representativa.

c) Democracia participativa.

d) Democracia deliberativa.

e) Ditadura popular.

Resposta: [A]

4. (PITÁGORAS) Leia o texto a seguir e responda à questão que segue.

“O espírito das mudanças eleitorais republicanas [da República de 1889] era o mesmo de 1881, quando foi introduzida a eleição direta. Até esta última data, o processo indireto permitia razoável nível de participação no processo eleitoral, em torno de 10% da população total. A eleição direta reduziu este número para menos de 1%. Com a República houve aumento pouco significativo para 2% da população (eleição presidencial de 1894). Percebera-se que, no caso brasileiro, a exigência de alfabetização, introduzida em 1881, era barreira suficiente para impedir a expansão do eleitorado. O Congresso Liberal de maio de 1889 já o dissera abertamente ao aceitar como indicador de renda legal o saber ler e escrever. O liberal Rui Barbosa, um dos redatores do projeto da Constituição de 1891, fora um dos principais propugnadores da reforma de 1881.

Por trás desta concepção restritiva da participação estava o postulado de uma distinção nítida entre sociedade civil e sociedade política. O ponto já fora exposto com clareza por Pimenta Bueno em sua análise da Constrituição de 1824. Pimenta Bueno buscou na Constituição francesa de 1791 a distinção, aliás incluída na própria Constituição brasileira, entre cidadão ativos e cidadãos inativos ou cidadãos simples. Os primeiros possuem, além dos direitos civis, os direitos políticos. Os últimos só possuem os direitos civis da cidadania. Só os primeiros são cidadãos plenos possuidores do jus civitatis do direito romano. O direito político, nesta concepção, não é um direito natural: é concedido pela sociedade àqueles que ela julga merecedores dele. O voto, antes de ser direito, é uma função social, é um dever. Era esta, aliás, a posição de John Stuart Mill, talvez o autor que maior influência teve sobre os proponentes da reforma de 1881. Como se sabe, Mill era também contra o voto do analfabeto. Exigia como condição para o exercício do voto até mesmo a capacidade de fazer as operações básicas da aritmética.

Sendo função social antes que direito, o voto era concedido àqueles a quem a sociedade julgava poder confiar sua preservação. No Império como na República, foram excluídos os pobres (seja pela renda, seja pela exigência da alfabetização), os mendigos, as mulheres, os menores de idade, as praças de pré, os membros de ordens religiosas. Ficava fora da sociedade política a grande maioria da população. A exclusão dos analfabetos pela Constituição republicana era particularmente discriminatória, pois ao mesmo tempo se retirava a obrigação do governo de fornecer instrução primária, que constava do texto imperial. Exigia-se para a cidadania política uma qualidade que só o direito social da educação poderia fornecer e, simultaneamente, desconhecia-se este direito. Era uma ordem liberal, mas profundamente antidemocrática e resistente a esforços de democratização”.

Fragmento do texto de José Murilo de Carvalho, Os bestializados.

IDENTIFIQUE a instituição contemporânea que estabelece, nos termos do texto lido, a universalidade da cidadania ativa, no Brasil.

a) voto de cabresto.

b) liberdade política.

c) liberdade de imprensa.

d) voto censitário.

e) voto obrigatório.

Resposta: [E]

5. (PITÁGORAS) Complete o parágrafo com a alternativa ADEQUADA.

O texto da questão anterior, de José Murilo de Carvalho, contempla uma das mais importantes formas de participação política, o voto. Este que é, decerto, um dos principais fundamentos das democracias contemporâneas. No entanto, trata-se de apenas uma das possíveis formas de participar da vida política de uma comunidade. A todas as outras chamamos de ____________________.

a) participacionismo

b) atitudes democráticas

c) atividades participativas

d) participação não-eleitoral

e) participação cidadã

Resposta: [E]

6. Leia a letra da música a seguir e a relacione com os conhecimentos construídos ao longo de seus estudos.

Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve

Você pode e você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu

Num quer dizer que você tenha que sofrer

Até quando você vai ficar usando rédea

Rindo da própria tragédia?

Até quando você vai ficar usando rédea

Pobre, rico ou classe média?

Até quando você vai levar cascudo mudo?

Muda, muda essa postura

Até quando você vai ficando mudo?

Muda que o medo é um modo de fazer censura

(Refrão)

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ser saco de pancada?

(Composição : Gabriel o Pensador; Itaal Shur; Tiago Mocotó.)

a) a quem se dirigem as perguntas e os questionamentos apresentados na letra da música anterior?

Resposta: Aos menos favorecidos, pois a letra apresenta situações que se referem a eles, como em “acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar. O cara me pede diploma, não tenho diploma, não pude estudar”.

b) O que a música de Gabriel, o Pensador nos propõe?

Resposta: Propõe que mudemos de postura, que sejamos cidadãos participativos, para que as desigualdades e as injustiças acabem.

7. (Inatel) Observe a figura abaixo:


a) a expansão do agronegócio.

b) o poderio da robótica.

c) a vulgarização da internet.

d) o fortalecimento do mercado interno.

e) a mundialização do capital.

Resposta: [E]

8.(PITÁGORAS) O que é o Estado para Durkheim? Em que aspecto as ideias de Durkheim diferem das de Marx e Weber sobre o Estado? Em que elas se assemelham?

Resposta: “O Estado é um órgão especial encarregado de elaborar certas representações que valem para a coletividade”. É o Estado que legitima e garante o individualismo, que afirma e faz respeitar os direitos do indivíduo. “Longe de ser antagonista do Estado, nossa individualidade moral [é], ao contrário, produto do Estado.”
Durkheim difere de Marx, pois concebe o Estado como aquele que legitima o indivíduo. Marx entende o Estado como representação de interesses de certos grupos ou classes sociais. Durkheim assemelha sua concepção de Estado a Weber, quando entende que, Como Weber afirma, o Estado monopoliza a violência física como instrumento de domínio sobre os indivíduos.

9. (PITÁGORAS) Explique, segundo Weber,

a) o poder tradicional.

Resposta: Poder tradicional: o poder da legalidade é aquele “fundado na obediência”;

b) o poder carismático.

Resposta: Poder carismático: é exercido por aqueles que obtém a confiança da sociedade por seus dons.

10. (UNIOESTE) O conceito de cidadania é considerado um dos mais importantes nas Ciências Sociais. Diz respeito à participação de um cidadão na comunidade, e no compartilhamento de valores comuns. Pode-se dizer que, nos últimos anos, a construção da cidadania diz respeito à própria construção da nacionalidade. Para que ela se realize plenamente, o cidadão pleno seria aquele titular de três direitos fundamentais: os direitos civis, os direitos políticos e os direitos sociais. Entre as questões abaixo, assinale a alternativa referente às características dos direitos civis.

a) Diz respeito à participação no governo da sociedade, de fazer demonstrações políticas. Através dele podemos discutir problemas do governo, de organizar partidos, de votar, de ser votado.

b) Diz respeito à vida em sociedade que garante a participação das pessoas no governo; garante a participação na distribuição da riqueza coletiva; incluem o direito à saúde, a um salário justo, ao trabalho, à aposentadoria, enfim, um mínimo bem-estar para todos.

c) Diz respeito aos direitos essenciais à vida, ao direito de propriedade e à igualdade perante a lei. Trata-se de um direito que se desdobra na garantia de ir e vir, de escolher o seu próprio trabalho, de liberdade de expressão, de não ser condenado sem processo legal regular, de garantias da liberdade individual.

d) Diz respeito aos elementos que garantem a existência de uma máquina burocrática administrativa do Poder Executivo. A ideia central desse direito é a justiça social.

e) Diz respeito à participação de poucos indivíduos no governo da sociedade. Está mais voltado para pessoas vinculadas a partidos políticos que elaboram projetos sociais.

Resposta: [C]

Nenhum comentário:

Postar um comentário