quarta-feira, 9 de março de 2011

Confira a avaliação de Sociologia do primeiro ano

CNDL - Colégio Notre Dame de Lourdes
Primeiro Ano - Primeiro Bimestre
Coleção Pitágoras
Unidade 1 - Sociologia: estudo das sociedades humanas

Avaliação de Sociologia - primeiro bimestre

1 – Observe as imagens, elas apresentam duplas possibilidades de interpretação, registre o que você vê em cada uma delas.




Ao observar as figuras, pode-se perceber que elas apresentam duplas possibilidades de interpretação. Para se poder visualizar isso, precisamos nos apoiar em outros referenciais de observação diferentes dos que estamos acostumados. Espera-se que o aluno saiba fazer essa leituras das imagens acima.

2 – Observe as três fotografias a seguir. Cada uma delas retrata uma situação típica da nossa sociedade.

a) A imagem 1 apresenta símbolos que representam o processo de organização do ser humano em sociedade, identifique-os.

Sobre a imagem 1

Os sinais de trânsito (faixas de pedestres, sinal, etc.) os próprios carros, as ruas, as calçadas, as diversas placas de sinalização, as lojas, faixas de pedestres e sinal e canteiro central, etc.


b) Observe a imagem 2. Quais padrões de comportamento a imagem sugere?

Sobre a imagem 2

Sugere inicialmente a organização familiar padrão, relações entre pais e filhos, entre cônjuges, horário de refeição, alimentação preparada, etc.

c) Observe a imagem 3. Quais são as intervenções humanas presentes?

Sobre a imagem 3

Observa-se uma pastagem, animais cuidados pastando, cercas limitando o espaço, intervenção do homem no ambiente natural, desmatamento, etc.


Leia atentamente a letra da música “Pacato cidadão”, do grupo Skank, para responder às questões 3 e 4.

Ô pacato cidadão, te chamei a atenção

Não foi à toa, não

C'est fini la utopia, mas a guerra todo dia

Dia a dia não

E tracei a vida inteira planos tão incríveis

Tramo à luz do sol

Apoiado em poesia e em tecnologia

Agora à luz do sol

Pacato cidadão

Ô pacato da civilização

Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder

Qualquer coisa que se queira saber querer

Tudo bem, dissipação de vez em quando é bão

Misturar o brasileiro com alemão

Pra que tanta sujeira nas ruas e nos rios

Qualquer coisa que se suje tem que limpar

Se você não gosta dele, diga logo a verdade

Sem perder a cabeça, perder a amizade

Consertar o rádio e o casamento é

Corre a felicidade no asfalto cinzento

Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro

Numa mão educação, na outra dinheiro

Pacato cidadão

Ô pacato da civilização

3. Quais elementos o Skank apresenta, nessa canção, que podem contribuir para uma análise sociológica?

O fim da utopia, o cotidiano a ser enfrentado, o cidadão pacato diante da realidade, a alienação diante da TV, a pluralidade cultural e racial, o meio ambiente e sua depredação, relações afetivas e desigualdade social.


4. Tomando a letra da música do Skank como referência, faça uma síntese da unidade Sociologia: o estudo das sociedades. Quais são as suas conclusões?

A Sociologia é uma ciência relativamente nova, que estuda os padrões de comportamento da sociedade, a partir do "estranhamento" ou da "desnaturalização" do que parece natural, para compreender razões sociais para problemas sociais.

Durkheim propõe um "tratamento científico" dos fatos sociais - crenças, tendências, práticas do grupo tomadas coletivamente". Weber pretende entende a ação social e, a partir daí, explicar seu desenvolvimento e efeito. Marx só vê sentido numa ciência se a aparência e a essência das coisas não se confudirem.

A música "Pacato Cidadão" sugere uma leitura sociológica das coisas do cotidiano de um cidadão, que encontra absorvido pela sociedade.


5. (UNESP) A Sociologia nasce sob a influência de duas Revoluções: a Industrial e a Francesa. Que aspectos da Revolução Industrial mais influenciaram a formulação de problemas e conceitos pela Sociologia?

a) A situação da classe trabalhadora, a transformação da propriedade, a cidade industrial, a tecnologia e o sistema fabril.

b) O crescimento do radicalismo, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular e o conservadorismo.

c) O sistema fabril, o conservadorismo, o individualismo e a situação dos trabalhadores rurais.

d) A religiosidade, as mudanças na família, o individualismo e a transformação da propriedade.

e) O desenvolvimento da ciência, a situação da classe trabalhadora, a religiosidade popular, a tradição e o racionalismo.

Resposta: A

6. (CNDL) A Sociologia é uma disciplina recente historicamente e surgiu num período de grandes transformações das relações sociais, e seus pioneiros confundiam-se com militantes dessa transformação. Com relação ao pensamento dos autores clássicos da Sociologia é INCORRETO afirmar

a) Marx aborda, com profundidade, as relações internas do capitalismo, percebendo e denunciando um novo processo de libertação das pessoas na figura dos proletários que possuíam boas condições de vida e de trabalho.

b) Weber elabora seu livro Ética protestante e o espírito capitalista, explicando como uma conjunção de fatores históricos, econômicos, sociais e religiosos propiciaram a efetivação do capitalismo.

c) Durkheim desenvolve uma análise da sociedade, criando os conceitos de "Solidariedade Mecânica" e "Solidariedade Orgânica", em que observa uma mudança nas relações, que se complexificam.

d) Marx, Weber e Durkheim apresentam um olhar peculiar da sociedade, o seu processo de transformação e sua influência sobre a vida das pessoas. Durkheim e Marx fazem uso de uma linguagem estrutural, em que há um determinismo social sobre o indivíduo, e Weber faz uso de uma linguagem interpretativa, em que considera o sentido subjetivo da ação individual.

e) a Sociologia nasce ou surge, em meio a uma transformação do mundo, como instrumento de análise, de reflexão e argumento para a ação da própria transformação.

Resposta: A

7. (UNESP) “Além disso, tomamos desse documento a ideia de que a proposta curricular não pretende “formar sociólogos, mas sim contribuir, através da visão sociológica da realidade, para a formação de cidadãos dotados, no mínimo, de discernimento e de capacidade de perceber relações novas e não triviais entre os elementos das suas experiências de vida. Assim, o alvo do aprendizado não é a apreensão de conceitos, mas uma relação com a realidade social mais nuançada e diferenciada do que a do senso comum.”

(Proposta Curricular do Estado de São Paulo, Sociologia; p.01)

Sobre o assunto do texto pode-se dizer que

a) o ensino da sociologia deve contribuir para a formação de cidadãos dotados de senso comum.

b) a apreensão da realidade social deve ser instrumentalizada pela apreensão de conceitos da sociologia.

c) por meio da visão sociológica da realidade, os cidadãos são dotados da capacidade de perceber relações novas e triviais.

d) o aprendizado no campo da sociologia deve ser uma visão da realidade diferenciada daquela do senso comum.

e) as experiências da vida não são levadas em conta no ensino de sociologia..

Resposta: D

8. (UNESP) Quanto à particularidade dos estudos sociológicos, pode-se dizer que eles lidam com fenômenos sociais de modo a

a) descrevê-los objetivamente.

b) reconhecer suas propriedades.

c) compreender os processos neles contidos.

d) apenas as alternativas A e C estão corretas.

e) apenas as alternativas A, B e C estão corretas.

Resposta: E

9. (IESP) A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir.

I. A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.

II A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização.

III A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

IV A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e III

b) II e III

c) II e IV

d) I, II e IV

e) I, III e IV

Resposta: B

10. (UFMA) Enumere a segunda coluna, de acordo com a primeira, relacionando as obras com seus respectivos autores e em seguida marque a opção que contém a seqüência correta da segunda coluna.

Primeira coluna Segunda coluna

_____________________________ _____________________________

(1) O suicídio ( ) Karl Marx (1818-1883)

(2) A ética protestante e o

espírito do capitalismo ( ) Émile Durkheim (1858-1917)

(3) O capital ( ) Max Weber (1864-1920)

a) 3, 1, 2

b) 2, 3, 1

c) 1, 2, 3

d) 2, 1, 3

e) 3, 2, 1

Resposta: A

Nenhum comentário:

Postar um comentário