Primeiro Ano - Primeiro Bimestre
Coleção Pitágoras
Características da cultura de consumo na pós-modernidade
1. Idealização sobre o produto – Império de ilusões que faz com que os objetos percam sua função real para se relacionar com a imagem ilusória da realização.
3. Cultura do efêmero (efêmero apego material, pois compra-se sempre. Troca-se facilmente de opinião e necessidade).
4. Habitat: Shopping Centers.
5. Discriminação social devido ao valor dos produtos.
6. Integração social, pois todos querem comprar.
7. Indução do consumidor a pensar que precisa de um determinado produto, através da publicidade.
8. Principal agente: publicidade.
9. Publicidade atua por meio do espetáculo, da excitação.
10. Busca pela individualidade, porém sem ser tão diferente do resto (estar na MODA mas ser único e melhor).
11. Busca por satisfação imediata através das compras.
12. Frustração antecede a compra - a vida está ruim, então vou consumir.
13. Falência das relações humanas, pois apega-se mais a objetos do que a pessoas (Baudrillard).
14. Alienação, pois deixa-se esse sistema dominar.
15. Reprodução de pensamentos e estilos de vida.
16. Falsa promessa de liberdade, pois acaba-se escravizado: existem modelos de celulares para se escolher, porém não se pode optar por ter ou não celular, o sistema impõe que se tenha, senão somos retrógrados.
17. Estilização dos produtos: engrandecimento da dimensão simbólica do produto baseado nas suas qualidades funcionais.
18. Estetização dos produtos: construção de universos imagéticos em torno do produto.
19. Valorização do novo, idéia de ser jovem, todos podem ser jovens desde que consumam as mercadorias adequadas.
Ana Júlia Vicentini; Cynthia Hayasaka; Flávia Weber e Maria Anita Fernandes
* tópicos extraídos do texto com o mesmo título e apresentado na disciplina de Sociologia Geral e da Comunicação, ministrada pelo Prof. Dr. Holgonsi Soares G. Siqueira
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