sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Escola Adalgisa de Barros
Primeiro Ano do Ensino Médio
História - Terceiro Bimestre
Capítulo 14
Roma: das origens à República

Organizando as ideias


1. Existem duas versões sobre as origens de Roma, a histórica e a mitológica. Descreva a primeira delas de forma resumida.


Resposta: A partir do primeiro milênio a.C., os etruscos - povo de origem desconhecida - se fixaram na margem direita do rio Tibre. Foram eles que, ao unificar as várias aldeias que habitavam o Lácio, fundaram a cidade de Roma.

2. Os etruscos exerceram grande influência sobre a sociedade romana. Você concorda com essa afirmação? Explique por quê.
Resposta: Espera-se que o aluno perceba que os etruscos exerceram uma grande influência cultural sobre os povos que habitavam a cidade de Roma, ensinaram a população local a construir pontes, pavimentar estradas, drenar pântanos e a fazer redes de esgotos. Além disso, influenciaram também na religião e no alfabeto.
3. Como estava organizada a sociedade romana na época da monarquia?



Resposta: A sociedade romana durante o período monárquico era composta majoritariamente por indivíduos livres - divididos entre patrícios, plebeus e clientes - e uma parcela menor de escravos. Os patrícios eram os detentores do poder político, ricos proprietários de terras, já os clientes eram seus agregados e lhes prestavam serviços em troca de proteção. Os plebeus, por sua vez, constituíam o grupo mais numeroso, eram em geral, camponeses, artesãos, pequenos comerciantes e soldados. Já os escravos, eram prisioneiros de guerras ou plebeus endividados.

4. Elabore um quadro comparando a estrutura de poder em Roma durante os períodos monárquico e republicano.
Resposta: Monarquia: rei - Senado - Assembleia Curiata



República - Magistraturas (dois cônsules) - Senado - Assembleia Centuriata
5. Graças ao seu poder de mobilização, os plebeus obtiveram várias conquistas. Descreva essas conquistas e analise as mudanças ocorridas na organização político-social de Roma a partir delas.
Resposta: Após muita mobilização política e realização de revoltas sociais, os plebeus conseguiram conquistar uma série de direitos, como por exemplo, o fim da escravidão por dívidas, o direito de eleger seus representantes (tribunos da plebe) para defender os seus interesses, o direito de casamento com os patrícios, a elaboração da Lei da XII Tábuas (leis escritas), etc.



Hora de Refletir
Como vimos no capítulo, a ausência de um código de leis permitia aos patrícios manipular a justiça. Embora o Brasil disponha de uma Constituição e de códigos de leis, pode-se dizer que a justiça brasileira é imparcial? Justifique sua opinião.



Resposta: Individual, de acordo com a coerência da resposta.






Para saber mais















Filme: Anibal, o pior pesadelo de Roma (2006)














200 anos antes do nascimento de Cristo, Roma se torna a nova potência do mundo antigo. Ela acha que é invencível, mas um homem está destinado a mudar isso. Um homem guiado pelo seu juramento de vingar as injustiças inflingidas ao seu lar. Hannibal explora o homem atrás do mito, revelando o que levou um gênio de 26 anos de idade a executar o mais audacioso plano militar de todos os tempos. Com 40 mil soldados e 37 elefantes, ele marchou 1.500 milhas para desafiar o seu inimigo em seu próprio território.

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