Confira a correção da avaliação de Sociologia
Terceiro bimestre
Segundo Ano
1. (PITÁGORAS) Leia a frase a
seguir.
“O que lhe dá o direito de me
dizer o que fazer?”
Esta pergunta familiar sugere
que, antes de obedecermos a uma instrução, temos de estar convencidos de que a
pessoa que a exige tem o direito de fazê-lo.
APRESENTE um exemplo de uma
autoridade formal à qual temos o dever de obedecer.
resposta:
Exemplos de autoridades formais a
serem obedecidas: os pais, os professores, os militares, etc.
2. (PITÁGORAS) Leia:
“Autoridade é um tipo de poder e
baseia-se no reconhecimento da legitimidade ou na legalidade da tentativa de
exercer influência. Os indivíduos ou grupos que tentam exercer influência são
percebidos como tendo o direito de fazê-lo dentro de limites reconhecidos, um
direito que decorre de sua posição formal numa organização.”
A partir da leitura do trecho
anterior e do que foi estudado sobre as relações políticas nas sociedades
atuais, EXPLIQUE qual é o limite imposto às autoridades.
resposta:
O maior limite imposto às autoridades formais é o respeito
aos direitos do próximo.
3. (Unicamp 2012) A noção de cidadania gerada pela visão
liberal a partir do século XVIII foi uma resposta do Estado às reivindicações
da sociedade, e levou à institucionalização dos direitos civis, direitos
políticos e direitos sociais. Mais contemporaneamente, a noção de cidadania
redefine a ideia de direitos. O ponto de partida é a concepção de um direito a
ter direitos e inclui a criação de novos direitos que emergem de lutas
específicas.
a) O que são direitos civis e
direitos sociais?
b) Dentre as “novas” gerações de
direitos no contexto da cidadania, pode-se falar nos direitos difusos e
coletivos e até em direitos bioéticos. Dê dois exemplos desses direitos da nova
geração.
resposta:
a) Os direitos civis são aqueles que dizem
respeito à liberdade individual do cidadão de um Estado Nacional. Isso inclui o
direito à vida, à propriedade, direito a ir e vir. Já os direitos sociais dizem
respeito à vida em sociedade e à dignidade necessária para a vida em comum, englobando
os direitos à educação, ao trabalho, à subsistência, à saúde, à alimentação, à
habitação.
b) Entre esses direitos da nova
geração podemos citar o direito ao aborto, o direito ao meio ambiente saudável,
o direito a não ser discriminado, o direito à livre manifestação afetiva e os
direitos do consumidor.
4. (PITÁGORAS) Observe a charge a
seguir:
Explique como a charge interliga
as idéias de ignorância, hipocrisia e a aceitação de um sistema de ações
antiéticas presentes na atualidade.
resposta:
A cidadania envolve não apenas
direitos, mas também responsabilidades. Dentre elas, o dever de escolher com
seriedade os seus representantes para os cargos públicos. Inclusive
acompanhando a atuação dos candidatos eleitos e o compromisso destes com a
Ética. Aqueles que não assumem este compromisso contribuem para que tenhamos um
governo injusto e desonesto.
Leia o texto a seguir e responda
ao que é proposto nas questões 5 e 6.
A Constituição de 1934 consagra o
princípio da soberania popular segundo o qual “todo poder emana do povo e em
seu nome será exercido”. A Constituição de 1988 preferiu declarar que “todo
poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou
diretamente, nos termos desta Constituição”.
5. Explique qual a diferença
entre os termos Constituição e Constituinte.
resposta:
Constituição se refere à Carta Magna, e Constituinte aplica-se à assembleia, à reunião de parlamentares encarregados de construir a Constituição.
6. Compare os enunciados das
Constituições de 1934 e de 1988 acima. Qual o significado da mudança do texto?
resposta:
A Constituição de 1934 consagra o princípio da soberania popular que diz: "todo poder emana do povo e em seu nome será exercido", caracterizando que o povo terá seus representantes no poder. A Constituição de 1988 preferiu declarar que "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituição", mostrando-se que, além do representante, o povo pode exercer o poder diretamente, sem intermediários.
7. (CNDL) Cite três exemplos de
participação popular no poder, além do voto, que contribuem para a efetivação
do direito de cidadania.
resposta:
São entendidos como exemplos possíveis para participação
direta:
- Plebiscitos
- Referendos
- Consultas populares
- Projetos de iniciativa popular
- Orçamentos participativos
- Conselhos gestores para políticas públicas
Para responder as questões 8, 9 e
10 acompanhe a leitura de uma história fictícia e posicione-se diante dos
fatos.
Uma família de seis pessoas: pai,
mãe e quatro filhos, de condição social desfavorecida, encontra-se doente, e lá
deparam-se com um movimento grevista, dos funcionários da saúde, que
reivindicam melhorias salariais e, principalmente, melhores condições de
trabalho.
Os pais, percebendo que não
seriam atendidos, dirigem-se para o hospital mais próximo, cerca de noventa
minutos de ônibus. Enquanto isso, agrava o estado de saúde do filho doente. Ele
passa mal, tendo ânsias de vômitos, chegando a vomitar sangue. A criança de
seis anos, no caminho do hospital, piora cada vez mais, provocando ansiedade e
preocupação nos pais.
Depois da longa jornada de
ônibus, a família chega ao hospital. O desespero toma conta dos pais quando ali
lhes comunicam que, também neste hospital, os funcionários da saúde
encontram-se em movimento grevista. A criança piora; o pai se desespera,
protesta com veemência e até com violência. Seguranças do hospital detêm-no e
encaminham-no para a polícia. Enquanto isso, a mãe, desesperada com os
acontecimentos, percebe que seu filho não responde mais ao chamado. Na confusão
da fila do hospital, a criança morre nos braços dela e sem nenhum atendimento.
Em outro ponto da cidade, em
outro momento, vários médicos, enfermeiros e funcionários se reúnem em
assembleia para analisarem os indicativos de greve sugeridos pelo sindicato.
Todos ponderam sobre os salários defasados e os seis meses de atraso, analisam
ainda o pouco caso das autoridades em relação à saúde, que não disponibilizam
verbas necessárias para a manutenção mínima dos postos de saúde e dos
hospitais. Depois de várias tentativas de negociação com o Estado, os
funcionários da saúde decidem pela paralisação do atendimento médico e
ambulatorial, cumprindo-se o que a lei determina, preservando o atendimento de
urgência.
No hospital onde a criança
faleceu, o único médico para atendimento de emergência encontrava-se
assoberbado de trabalho e somente ficou sabendo do acontecido quando já não
tinha mais o que fazer.
A imprensa, que acompanhava o
desenrolar da greve dos funcionários da saúde, presenciou o falecimento da
criança e, obviamente, noticiou-o com todo alarde, levantando o questionamento:
quem seria o responsável pela tragédia acontecida?
8. Após a leitura da história,
qual o seu posicionamento em relação a quem se deve atribuir a
responsabilidade pela morte da criança? Justifiquem a resposta.
resposta:
Propabilidade
1: Apesar de todos os trabalhadores terem direito à greve, esta nunca
pode provocar a morte de uma pessoa. Há necessidade de os movimentos
grevistas, principalmente na área médica, buscarem outros meios para
suas reivindicações.
Probabilidade
2: Infelizmente as condições de saúde pública no Brasil são precárias e
só se dá atenção a ela quando acontece um fato trágico como esse.
Muitas vezes, as crianças morrem nos postos de saúde ou hospitais não
por falta de atendimento, mas por falta de recursos mínimos para esses
estabelecimentos. Nesse caso, poucas vezes se faz alarde, e as
autoridades responsáveis continuam em seus gabinetes sem serem
questionadas.
9. Diante dos fatos apresentados
na história e dos conhecimentos adquiridos até aqui, como o grupo se posiciona
diante do direto de greve?
resposta:
Propabilidade: O direito de greve é legítimo, desde que não se coloque em risco a vida das pessoas.
10. Como lidar com a greve de
serviços fundamentais, como em hospitais e postos de saúde? Justifiquem a resposta.
resposta:
Probabilidade: Em serviços fundamentais, como em hospitais e postos de saúde, o processo de negociação de reivindicações nunca deve se esgotar para evitar a greve. Caso ela ocorra, todas as pessoas envolvidas, sindicatos e representantes do governo, deveriam ser responsabilizadas e punidas pelos transtornos à população.
Questões extras
1. (CNDL) Com base na charge
abaixo o que se pode concluir sobre o posicionamento da grande mídia perante a
greve das universidades e institutos federais.
resposta:
Espera-se que o aluno demonstre o posicionamento da grande mídia diante da greves dos professores e técnicos da universidades públicas enfatizando que os principais meios de comunicação usam diversas estratégias para tentar desmobilizar o movimento e tirar de foco um tema extremamente relevante e veicular assuntos de menor importância.
2. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir.
Retirado de unimulti.blogspot.com
O direito de _____________ é uma das garantias necessárias
para a equalização das condições entre trabalhadores e empregadores. Pois, sem
ele, torna-se muito restrito o campo de ação para os trabalhadores protestarem,
uma vez que poderiam ser facilmente penalizados, seja através do não-pagamento
de salários, seja pela demissão.
a) associação.
b) ir e vir.
c) livre pensamento.
d) assistência social.
e) greve.
resposta:[E]
3. (Upe 2012) Observe a charge a seguir.
http://digosemmedo.blogspot.com.br/2011/08/so-educacao-produz-cidadania.html
Notamos nela a presença de um
processo social importante para a compreensão das mudanças e/ou transformações
que ocorrem de forma contínua e que refletem determinados tipos de relações
sociais entre os indivíduos e os grupos. Sobre isso, assinale a alternativa
correta.
a) O processo social nela
apresentado é denominado conflito, pois destaca um grupo em rivalidade,
buscando uma educação mais justa.
b) A cidadania produzida pela
educação é um processo dissociativo e se encontra em constante
transformação.
c) A cooperação na construção de
uma educação cidadã permite que dois ou mais indivíduos atuem em conjunto para
tornar o seu grupo mais atuante na formação de uma sociedade mais justa.
d) A diversidade ideológica no
grupo social permite uma maior coesão dos seus membros na cooperação por uma
educação de qualidade e cidadã.
e) Numa competição como a da
charge, notamos uma necessidade de formar subgrupos que permitem uma cidadania
igual para todos.
resposta:[C]
Somente a alternativa [C] é
correta. A questão se utiliza do tema da educação para tratar dos processos
sociais. No caso, o que há é uma cooperação de indivíduos que, através da
educação, procuram construir uma sociedade mais justa.
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