sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Confira a correção da avaliação de Sociologia do Terceiro Ano

Confira a correção da avaliação Sociologia
Terceiro bimestre
Terceiro Ano

1. (PITÁGORAS) Desenvolva uma relação entre a condição da mulher e a do afro-brasileiro na nossa realidade atual.

resposta: 
 As duas situações são bastante recorrentes nos dias atuais. Há uma condição peculiar entre a condição da mulher e a do afro-brasileiro, pois os dois são discriminados na sociedade brasileira. Quando se é mulher e ainda afro-brasileira, a discriminação torna-se maior ainda.



2. (PITÁGORAS) Explique qual é a relação entre os brinquedos infantis e a exclusão da mulher.
resposta: 
A educação, seja a informal doméstica, seja a instrução escolar, constitui-se numa das bases da exclusão e da violência contra o feminino, disseminada em vários contextos da sociedade. É a partir de detalhes sutis como os brinquedos infantis, a exemplo do carrinho, da arma e da boneca, que a criança é preparada para o espaço público, reservado ao masculino e, portanto, o mais violento, e o privado, reservado ao feminino, o da submissão.


3. (Ufscar)  Observe os versos da canção. (...) Mesmo depois de abolida a escravidão Negra é a mão de quem faz a limpeza Lavando a roupa encardida, esfregando o chão Negra é a mão, é a mão da pureza Negra é a vida consumida ao pé do fogão Negra é a mão nos preparando a mesa Limpando as manchas do mundo com água e sabão (...) Êta branco sujão
(Gilberto Gil, "A mão da limpeza")

 
a) Que origens históricas desencadearam a realidade descrita na letra de música apresentada?


b) Que elementos da atual realidade brasileira estão presentes nessa letra de música?

 resposta:
a) Espera-se que o aluno mencione que as origens da realidade descrita na música remonta ao período da escravidão.
b) Pode-se mencionar o fato de as profissões menos remuneradas ainda estarem sendo executadas por afro-descendentes, a baixa escolaridade dos negros, etc. .

4. (PITÁGORAS) Comente a afirmação: “A discriminação, racial ou étnica, ocorre combinada com a discriminação de classe, mas não pode ser reduzida a esta, e deve haver medidas específicas para a reparação e garantia dos direitos da população negra.”


resposta: 
A população negra sofre múltipla discriminação, pois, além da condição social desfavorável, ainda sofre a discriminação racial e, por isso, a necessidade da reparação e a garantia de direitos.

5. (PITÁGORAS) Argumente sobre a afirmação de que com as cotas raciais teremos revertido o quadro das estatísticas desfavoráveis à população negra.

resposta:
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno apresente sua opinião pautada em argumentações fundamentadas.

6. (PITÁGORAS) Descreva sucintamente o que se entende sobre a condição bipolarizada dos gêneros (masculino e feminino).


resposta:
A condição bipolarizada designa à mulher a condição de inferior, que tem sido reproduzida pela maioria dos formadores de opinião e dos que ocupam as esferas de poder na sociedade, colocando o homem como superior à mulher.


7. (PITÁGORAS) Caracterize os jovens de gerações passadas.

resposta: 

Engajados politicamente nos anos 1960 e 1970, denunciam as injustiças e reivindicavam novos comportamentos em relação à sexualidade, nos anos 1980 e 1990.

8. (PITÁGORAS) Explique os grandes desafios da juventude atual. Argumente sua resposta.
resposta:

Espera-se que o aluno apresente as contradições da sua época e suas passividades. O aluno poderá mencional as vantagens e desvantagens em ser jovem nos dias atuais e ainda apresentar os principais desafios da juventude tais como a inclusão no mercado de trabalho e a influência das drogas e da violência entre outras questões.


9. (Udesc 2010)  No Jornal Folha de São Paulo do dia 30 de maio de 2010, ao comentar o futebol e o racismo no Brasil, o pesquisador Victor Andrade de Melo, coordenador do Laboratório de História e Esporte e Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro, declarou que “O futebol não está além da sociedade, não está imune ao preconceito racial. Pode ser obliterado pelo racismo à brasileira, uma crença de que a miscigenação impede o racismo, o que na realidade só deixa mais difícil de ser combatido”.
Faça um comentário acerca da declaração, relacionando as formas pelas quais as escolas brasileiras podem combater esse racismo à brasileira citado pelo pesquisador Victor Andrade de Melo.

resposta: 
 

 Sendo o racismo um problema tão incrustado na sociedade brasileira, a escola pública pode ser um local de tentativa de criação de uma mentalidade solidária e tolerante com relação à diferença. Ao colocar em contato crianças de classes sociais diferentes e de característica diferentes e mediante um projeto pedagógico que visa derrubar os preconceitos, a escola pode se tornar um local de socialização solidária para essas crianças. 

10. (Udesc 2010)  Ao longo do século XX, e mais especialmente a partir dos anos 1950, a juventude tornou-se uma importante questão social. No Brasil contemporâneo, as demandas da juventude encontram-se inseridas no debate público nacional, fazendo parte das agendas governamentais. Escolha um entre os vários problemas que mais atingem os jovens brasileiros e desenvolva uma análise clara e objetiva sobre ele.
   

resposta:

 

 Um dos principais problemas que atinge boa parte dos jovens brasileiros é a questão do emprego, especialmente a entrada no mercado de trabalho. Não obstante o alto crescimento da economia brasileira e a melhora dos índices sociais nos anos recentes, parte considerável dos jovens ainda tem que trabalhar para complementar a renda familiar. Entretanto, estes jovens trabalhadores não estão capacitados a assumir postos de boa remuneração ou que, ao menos, permitam uma perspectiva de crescimento profissional. Em virtude de problemas ainda não sanados no sistema de ensino brasileiro, especialmente no que se refere ao ensino médio e ao acesso a boas universidades, a maior parte dos jovens ainda não consegue uma formação educacional compatível com as exigências do mercado de trabalho. Configura-se, assim, um cenário paradoxal, no qual há uma necessidade por parte das empresas em preencher cargos de início de carreira, mas jovens sem a capacitação necessária para ocupá-los. Dessa forma, ainda é considerável a parcela de jovens empregada em trabalhos precários – muitas vezes informais e, portanto, sem garantia de direitos trabalhistas –, que além de serem degradantes em muitos casos, ainda colaboram para a evasão escolar ao não permitirem a conciliação do trabalho com os estudos – tanto aqueles de formação básica quanto os de qualificação profissional. 


Questões extras

1. (PITÁGORAS) Analise a figura dos Simpsons.


Fonte: http://canalfox.com.br/br/series/os-simpsons/fotos/

As características observadas, relativas aos anos 90, mostram diversos aspectos incorporados pela cultura da juventude, decorrentes, principalmente, das(os):

a) revolução sexual e incorporação dos anticoncepcionais na rotina da mulher.
b) direitos humanos ampliados pelos movimentos sindicais no fim da ditadura militar.
c) massificação das mídias sociais facilitadas pelas inovações tecnológicas e cibernéticas.
d) fim do socialismo e das ideologias de esquerda que questionavam as culturas consumistas.
e) globalização cultural e econômica que introduziu o uso de diferentes marcas de roupas e de eletrônicos.

resposta:[E]
Ao longo da década de 1990 ocorreu a consolidação do modelo neoliberal e da globalização econômica e cultural.

2. (Ufmg) A radicalização política dos anos 60, antecipada por contingentes menores de dissidentes culturais e marginalizados sob vários rótulos, foi dessa gente jovem, que rejeitava o status de crianças e mesmo de adolescentes (ou seja, adultos ainda não inteiramente amadurecidos), negando ao mesmo tempo humanidade plena a qualquer geração acima dos trinta anos de idade, com exceção do guru ocasional.
HOBSBAWM, Eric J. "Era dos extremos:" o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.318.

A "cultura jovem" e as rebeliões juvenis dos anos 60 deste século caracterizaram-se por
a) criticar, de forma aguda, as velhas gerações, sob a acusação de terem abandonado o respeito às tradições.
b) enrijecer as estruturas do ensino universitário, à medida que estimularam a união dos conservadores.
c) provocar mudanças nos comportamentos e valores das sociedades ocidentais, notadamente no terreno da sexualidade.
d) recusar a ação política como meio para atingir as transformações, na convicção de que o futuro traria soluções.
resposta:[C]

3. (Uece) "Juventude era o nome do ingrediente secreto que revolucionou a sociedade de consumo e a cultura ocidental. Isso ficou dramaticamente patente na ascensão do rock n roll, música que depende quase que exclusivamente de fregueses adolescentes ou no início de seus vinte anos, ou os que haviam sido convertidos a esse tipo de música naquela faixa etária"
Fonte: HOBSBAWM, Eric. "Tempos Interessantes": uma vida no século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 2002, p. 251.
Assinale a alternativa verdadeira sobre as mudanças sócio-culturais, após a segunda guerra mundial.
a) A valorização do ritmo da cultura negra, presente no rock, ocorreu devido à igualdade entre os consumidores brancos e negros.
b) O movimento hippie, nos anos 60, foi uma das formas de crítica à sociedade de consumo.
c) A juventude, alienada e contrária aos astros da televisão, supervalorizou Elvis Presley, como líder de protesto.
d) O consumismo de produtos supérfluos pela juventude foi responsável pelo aumento da inflação.

resposta:[B]

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