Confira a correção da avaliação Sociologia
Terceiro bimestre
Terceiro Ano
1. (PITÁGORAS) Desenvolva uma
relação entre a condição da mulher e a do afro-brasileiro na nossa realidade
atual.
resposta:
As duas situações são bastante recorrentes nos dias atuais. Há uma condição peculiar entre a condição da mulher e a do afro-brasileiro, pois os dois são discriminados na sociedade brasileira. Quando se é mulher e ainda afro-brasileira, a discriminação torna-se maior ainda.
2. (PITÁGORAS) Explique qual é a
relação entre os brinquedos infantis e a exclusão da mulher.
resposta:
A educação, seja a informal doméstica, seja a instrução escolar, constitui-se numa das bases da exclusão e da violência contra o feminino, disseminada em vários contextos da sociedade. É a partir de detalhes sutis como os brinquedos infantis, a exemplo do carrinho, da arma e da boneca, que a criança é preparada para o espaço público, reservado ao masculino e, portanto, o mais violento, e o privado, reservado ao feminino, o da submissão.
3. (Ufscar) Observe os versos da canção. (...) Mesmo
depois de abolida a escravidão Negra é a mão de quem faz a limpeza Lavando a
roupa encardida, esfregando o chão Negra é a mão, é a mão da pureza Negra é a
vida consumida ao pé do fogão Negra é a mão nos preparando a mesa Limpando as
manchas do mundo com água e sabão (...) Êta branco sujão
(Gilberto Gil, "A mão da
limpeza")
a) Que origens históricas
desencadearam a realidade descrita na letra de música apresentada?
b) Que elementos da atual
realidade brasileira estão presentes nessa letra de música?
resposta:
a) Espera-se que o aluno mencione que as origens da realidade descrita na música remonta ao período da escravidão.
b) Pode-se mencionar o fato de as profissões menos remuneradas ainda estarem sendo executadas por afro-descendentes, a baixa escolaridade dos negros, etc. .
4. (PITÁGORAS) Comente a
afirmação: “A discriminação, racial ou étnica, ocorre combinada com a
discriminação de classe, mas não pode ser reduzida a esta, e deve haver medidas
específicas para a reparação e garantia dos direitos da população negra.”
resposta:
A população negra sofre múltipla discriminação, pois, além da condição social desfavorável, ainda sofre a discriminação racial e, por isso, a necessidade da reparação e a garantia de direitos.
5. (PITÁGORAS) Argumente sobre a
afirmação de que com as cotas raciais teremos revertido o quadro das
estatísticas desfavoráveis à população negra.
resposta:
Resposta pessoal. Espera-se que o aluno apresente sua opinião pautada em argumentações fundamentadas.
6. (PITÁGORAS) Descreva
sucintamente o que se entende sobre a condição bipolarizada dos gêneros
(masculino e feminino).
resposta:
A condição bipolarizada designa à mulher a condição de inferior, que tem sido reproduzida pela maioria dos formadores de opinião e dos que ocupam as esferas de poder na sociedade, colocando o homem como superior à mulher.
7. (PITÁGORAS) Caracterize os
jovens de gerações passadas.
resposta:
Engajados politicamente nos anos 1960 e 1970, denunciam as injustiças e reivindicavam novos comportamentos em relação à sexualidade, nos anos 1980 e 1990.
8. (PITÁGORAS) Explique os
grandes desafios da juventude atual. Argumente sua resposta.
resposta:
Espera-se que o aluno apresente as contradições da sua época e suas passividades. O aluno poderá mencional as vantagens e desvantagens em ser jovem nos dias atuais e ainda apresentar os principais desafios da juventude tais como a inclusão no mercado de trabalho e a influência das drogas e da violência entre outras questões.
9. (Udesc 2010) No Jornal Folha de São Paulo do dia 30 de maio de 2010, ao comentar o futebol e o racismo no Brasil, o pesquisador Victor Andrade de Melo, coordenador do Laboratório de História e Esporte e Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro, declarou que “O futebol não está além da sociedade, não está imune ao preconceito racial. Pode ser obliterado pelo racismo à brasileira, uma crença de que a miscigenação impede o racismo, o que na realidade só deixa mais difícil de ser combatido”.
Faça um comentário acerca da
declaração, relacionando as formas pelas quais as escolas brasileiras podem
combater esse racismo à brasileira citado pelo pesquisador Victor Andrade de Melo.
resposta:
Sendo o racismo um problema tão incrustado na
sociedade brasileira, a escola pública pode ser um local de tentativa de
criação de uma mentalidade solidária e tolerante com relação à diferença. Ao
colocar em contato crianças de classes sociais diferentes e de característica
diferentes e mediante um projeto pedagógico que visa derrubar os preconceitos, a
escola pode se tornar um local de socialização solidária para essas crianças.
10. (Udesc 2010) Ao longo do século XX, e mais especialmente a
partir dos anos 1950, a
juventude tornou-se uma importante questão social. No Brasil contemporâneo, as
demandas da juventude encontram-se inseridas no debate público nacional,
fazendo parte das agendas governamentais. Escolha um entre os vários problemas
que mais atingem os jovens brasileiros e desenvolva uma análise clara e
objetiva sobre ele.
resposta:
Um dos principais problemas que atinge boa
parte dos jovens brasileiros é a questão do emprego, especialmente a entrada no
mercado de trabalho. Não obstante o alto crescimento da economia brasileira e a
melhora dos índices sociais nos anos recentes, parte considerável dos jovens
ainda tem que trabalhar para complementar a renda familiar. Entretanto, estes
jovens trabalhadores não estão capacitados a assumir postos de boa remuneração
ou que, ao menos, permitam uma perspectiva de crescimento profissional. Em
virtude de problemas ainda não sanados no sistema de ensino brasileiro, especialmente
no que se refere ao ensino médio e ao acesso a boas universidades, a maior
parte dos jovens ainda não consegue uma formação educacional compatível com as
exigências do mercado de trabalho. Configura-se, assim, um cenário paradoxal, no
qual há uma necessidade por parte das empresas em preencher cargos de início de
carreira, mas jovens sem a capacitação necessária para ocupá-los. Dessa forma, ainda
é considerável a parcela de jovens empregada em trabalhos precários – muitas
vezes informais e, portanto, sem garantia de direitos trabalhistas –, que além
de serem degradantes em muitos casos, ainda colaboram para a evasão escolar ao
não permitirem a conciliação do trabalho com os estudos – tanto aqueles de
formação básica quanto os de qualificação profissional.
Questões extras
1. (PITÁGORAS) Analise a figura
dos Simpsons.
Fonte:
http://canalfox.com.br/br/series/os-simpsons/fotos/
As características observadas,
relativas aos anos 90, mostram diversos aspectos incorporados pela cultura da
juventude, decorrentes, principalmente, das(os):
a) revolução sexual e
incorporação dos anticoncepcionais na rotina da mulher.
b) direitos humanos ampliados
pelos movimentos sindicais no fim da ditadura militar.
c) massificação das mídias
sociais facilitadas pelas inovações tecnológicas e cibernéticas.
d) fim do socialismo e das
ideologias de esquerda que questionavam as culturas consumistas.
e) globalização cultural e
econômica que introduziu o uso de diferentes marcas de roupas e de eletrônicos.
resposta:[E]
Ao longo da década de 1990 ocorreu a consolidação do modelo neoliberal e da globalização econômica e cultural.
Ao longo da década de 1990 ocorreu a consolidação do modelo neoliberal e da globalização econômica e cultural.
2. (Ufmg) A radicalização
política dos anos 60, antecipada por contingentes menores de dissidentes
culturais e marginalizados sob vários rótulos, foi dessa gente jovem, que
rejeitava o status de crianças e mesmo de adolescentes (ou seja, adultos ainda
não inteiramente amadurecidos), negando ao mesmo tempo humanidade plena a
qualquer geração acima dos trinta anos de idade, com exceção do guru ocasional.
HOBSBAWM, Eric J. "Era dos
extremos:" o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras,
1995, p.318.
A "cultura jovem" e as
rebeliões juvenis dos anos 60 deste século caracterizaram-se por
a) criticar, de forma aguda, as
velhas gerações, sob a acusação de terem abandonado o respeito às tradições.
b) enrijecer as estruturas do
ensino universitário, à medida que estimularam a união dos conservadores.
c) provocar mudanças nos
comportamentos e valores das sociedades ocidentais, notadamente no terreno da
sexualidade.
d) recusar a ação política como
meio para atingir as transformações, na convicção de que o futuro traria
soluções.
resposta:[C]
3. (Uece) "Juventude era o
nome do ingrediente secreto que revolucionou a sociedade de consumo e a cultura
ocidental. Isso ficou dramaticamente patente na ascensão do rock n roll, música
que depende quase que exclusivamente de fregueses adolescentes ou no início de
seus vinte anos, ou os que haviam sido convertidos a esse tipo de música
naquela faixa etária"
Fonte: HOBSBAWM, Eric.
"Tempos Interessantes": uma vida no século XX. São Paulo: Cia. das
Letras, 2002, p. 251.
Assinale a alternativa verdadeira
sobre as mudanças sócio-culturais, após a segunda guerra mundial.
a) A valorização do ritmo da
cultura negra, presente no rock, ocorreu devido à igualdade entre os consumidores
brancos e negros.
b) O movimento hippie, nos anos
60, foi uma das formas de crítica à sociedade de consumo.
c) A juventude, alienada e
contrária aos astros da televisão, supervalorizou Elvis Presley, como líder de
protesto.
d) O consumismo de produtos
supérfluos pela juventude foi responsável pelo aumento da inflação.
resposta:[B]
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