quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pio Penna comenta a crise política na Ucrânia


Ucrânia - Futuro Incerto

Pio Penna Filho *


Os últimos acontecimentos na Ucrânia são preocupantes. O país atravessa uma das suas piores crises desde a Segunda Guerra Mundial, com resultado absolutamente imprevisível. Até mesmo o melhor cenário não é nada animador. O grande problema é que a crise ucraniana, além de promover uma ruptura interna, afeta diretamente as relações da Rússia com o Ocidente atraindo para si poderosos atores internacionais.
O país vive muitos dilemas, sobretudo econômicos, políticos e identitários. A economia ucraniana vai muito mal das pernas, com crises em vários setores e um enorme déficit público. Em termos políticos, partidos, coalizões e sociedade estão fragmentados, com grupos elevando o radicalismo. No campo da identidade, há uma forte influência russa que é aprovada por alguns e repudiada por outros tantos.
O que a Ucrânia está vivendo hoje é consequência de uma série de equívocos e de atitudes nada republicanas de suas lideranças políticas, uma vez que setores importantes de suas elites se locupletaram às custas do Estado quando do fim da União Soviética, ao longo da década de 1990. Aliás, nesse quesito há quem diga que a Ucrânia é um Brasil piorado.
Fato é que as elites do país não conseguiram implementar um projeto desenvolvimentista e, então, a crise econômica e a dependência externa foram se agravando ao longo dos anos. Tal quadro levou a contestações e a tentativas de romper com o status quo, o que fez com que alguns setores políticos mirassem o Oeste, alimentando dissensões internas e promovendo mais ingerências externas.
Agravante para a questão ucraniana é que o país joga um papel de grande destaque na geopolítica russa. Além de ser o último anteparo da Rússia frente a Europa, em seu território está localizado o principal da frota do Mar Negro, vital para a projeção de poder e para a defesa russa em termos navais. E há também aspectos relacionados à geopolítica energética, uma vez que a maior parte dos gasodutos russos que servem a Europa atravessam o território ucraniano.
A Ucrânia, pode-se dizer, é vital para a Rússia. E a Rússia, de certa forma, ainda é vital para a Ucrânia, haja vista o alto grau de dependência do país frente à potência do Leste. Mas são dependências assentadas em bases diferenciadas. A Ucrânia pode, gradativamente, diminuir sua dependência da Rússia, mas a Rússia não ficará, de forma alguma, satisfeita com uma Ucrânia hostil ou aliada dos seus prováveis inimigos.
Sempre é bom lembrar que as piores agressões que a Rússia sofreu ao longo de sua história vieram do Ocidente e todas passaram, naturalmente, pela Ucrânia. As mais marcantes foram as promovidas por Napoleão e Hitler, uma no século XIX e outra no XX. De certa forma, quando setores políticos ucranianos miram e buscam se aproximar do Ocidente (Europa), parte dos russos tranca a cara.
Não há saída para a crise ucraniana que não passe pela Rússia. Ou assistiremos a um processo negociado, com garantias que efetivamente satisfaçam o governo russo, ou a probabilidade de uma intervenção militar russa aumentará exponencialmente. O problema, como sempre, é que quem mais sofrerá as piores consequências, caso a situação se deteriore ainda mais, será a gente comum da Ucrânia, como já aconteceu em outros momentos da história.
_____________________________________________
* Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. E-mail: piopenna@gmail.com

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Especialista em política internacional comenta as manifestações populares na Ucrânia e na Venezuela


Ucrânia e Venezuela

Pio Penna Filho *
Dois países, muito distantes um do outro, tem chamado a atenção nos últimos dias pelos violentos distúrbios presenciados em suas respectivas capitais, Kiev e Caracas. Em ambos, amplos setores sociais estão descontentes com os governos centrais, por diferentes motivos, e tem se expressado de forma desafiadora ao poder constituído.
A crise na Ucrânia é, pelo menos por enquanto, muito mais violenta. Não se sabe ao certo quantas pessoas já morreram, mas alguns dados dispersos indicam que talvez passe de uma centena. Esse parece ser apenas o começo, uma vez que pelo menos por enquanto não há indícios de que as partes envolvidas cheguem a um acordo.
Os opositores do governo protestam contra o que alegam ser o excessivo poder depositado na figura do presidente e querem também uma aproximação do país com a União Europeia, o que significa uma espécie de afastamento da Rússia. São questões complicadas.
A limitação do poder presidencial implica numa reforma constitucional e, naturalmente, o governo não deseja ceder nesse ponto. Com relação à aproximação com a União Europeia, esse é outro enorme problema para as autoridades ucranianas, haja vista que existe uma enorme dependência do país frente à Rússia. Portanto, no fundo não se trata meramente de uma escolha, senão de uma duvidosa aposta.
É difícil acreditar que a União Europeia esteja disposta ou em condições de desempenhar o papel que a Rússia cumpre com relação à Ucrânia. Isso porque a Ucrânia é altamente dependente do gás e de recursos provenientes da Rússia, que vem praticando uma política de amparo ao governo ucraniano ao permitir sucessivas rolagens de sua dívida. Como se sabe, a União Europeia já tem problemas demais para administrar com os seus atuais membros.
Ou seja, os problemas ucranianos não serão resolvidos por meio de um golpe de estado ou pela mera substituição de um governo por outro, seja da maneira que for. Com a oposição disposta a ir às últimas consequências no enfrentamento com o governo, é difícil imaginar uma saída pacífica para o problema ucraniano.
Na Venezuela o descontentamento com o chavismo é intenso. A crise econômica que o país vem atravessando há algum tempo desgastou enormemente o governo e despertou a revolta em alguns setores da sociedade venezuelana, principalmente entre os jovens, que partiram para as ruas em tom desafiador.
Agrava o quadro de crise a falta de habilidade política demonstrada pelo governo do presidente Nicolas Maduro, que não está sabendo lidar com a crise e com a barulhenta oposição. Além disso, falta a Maduro o carisma de Hugo Chávez, uma característica importante para um governante de um país social e politicamente polarizado como é o caso da Venezuela.
Na Venezuela as perspectivas políticas não são das melhores, apesar de não se igualarem em termos de radicalização como vem ocorrendo na Ucrânia. De toda forma, parece que o modelo chavista-bolivariano está se esgotando e é difícil imaginar que Maduro consiga se reeleger ou fazer o seu sucessor, e isso se ele conseguir concluir o mandato.


_____________________________________________
* Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e Pesquisador do CNPq. E-mail: piopenna@gmail.com

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Globalização

Roteiro de estudos: Globalização
Foto: Qual é o correto?
(a) O professor se dirigiu a você
(b) O professor se dirigiu à você

Descubra com os "sete grandes pecados" da crase: http://bit.ly/1fPWFMe
Lista nº 1  Terceiro ano (2014)

1. (ENEM 2013) Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[...]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia


Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.
 


resposta:[B]



O texto apresentado refere-se ao processo atual da globalização, que apresenta a ampliação das trocas econômicas e a seletividade dos fluxos populacionais.

2. (UERJ) No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
Zygmunt Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de:
A) localismo
B) nacionalismo
C) regionalismo
D) eurocentrismo



resposta:[B]

Alternativa correta: (B)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre política e cultura
Subitem do programa: Nacionalismo, globalização
Objetivo: Transferir conhecimentos sobre o processo de globalização para reconhecimento de um conceito.
Comentário da questão:
De acordo com o texto, o mundo globalizado deslocou valores culturais há muito enraizados em diversas sociedades, em função de necessidades e demandas mercadológicas, como, por exemplo, a maior circulação e o consumo de produtos das procedências mais variadas. Assim, entra em pauta a revisão do valor da identidade nacionalista, no sentido de cada vez mais se redimensionar sua relevância e centralidade como critério de estabelecimento de diferenças e hierarquias entre países e povos.

3. (UERJ) 
A imagem acima, publicada na capa da revista americana The Economist, em março de 2009, apresenta, de forma caricaturada, a visão de mundo da atual elite chinesa.
De acordo com essa perspectiva, a China face ao restante do mundo poderia ser percebida como:
(A) pátria do isolacionismo, em divergência com os problemas comerciais da União Europeia e com a integração política na África
(B) território da democracia, em desacordo com as ambiguidades políticas das nações desenvolvidas e com o autoritarismo do antigo terceiro-mundo
(C) nação urbanizada, em contraposição com a decadência parcial do setor imobiliário americano e com a ruralização dos países africanos e latino-americanos
(D) potência emergente, em contraste com o relativo declínio das demais potências econômicas e com a insignificância dos países subdesenvolvidos


resposta:[D]

Alternativa correta: (D)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo de integração mundial
Subitem do programa: A construção de uma nova ordem mundial
Objetivo: Transferir conhecimentos acerca da configuração geopolítica contemporânea para reconhecimento da posição ocupada por um país.

Comentário da questão:
A atual crise financeira afetou de forma muito mais intensa os EUA, a União Europeia e o Japão do que a China. Essa conjuntura possibilita que a China venha a se consolidar como o quarto grande polo de poder da Nova Ordem Internacional. A ilustração da capa da revista The Economist apresenta esse ponto de vista de forma caricaturada, o que sugere um orgulho nacional chinês exacerbado frente às demais potências mundiais, representadas de forma depreciada e decadente.
Percentual de acertos: 62,30%
Nível de dificuldade: Médio (acima de 30% e igual ou abaixo de 70%)


4. (CESPE) Considerando-se que o atual processo de globalização é diferente de qualquer outro que tenha acontecido anteriormente e que, com esse processo, pela primeira vez, pode-se falar em uma economia global que inclui todas as nações do mundo, é correto afirmar que, nas últimas duas décadas, o processo de globalização

A) inseriu-se no contexto de desenvolvimento do capitalismo no plano internacional.
B) tornou o conceito de mercadoria questionável, com a crise das relações sociais.
C) provocou o surgimento de organizações não governamentais.
D) contribuiu para a autonomia das economias nacionais em relação à dinâmica econômica internacional.


resposta:[A]


5. (COLÉGIO PEDRO II)
"No âmbito da relação entre globalização e neoliberalismo, os últimos anos fornecem informações contraditórias, que alimentam debates marcados por fortes clivagens ideológicas. Assim, por exemplo, se é verdade que “no último quarto deste século franqueou-se o acesso ao desenvolvimento, industrialização e consumo a dezenas de milhões de chineses, coreanos, indianos,
malaios, tailandeses, indonésios, chilenos, brasileiros e argentinos e a outros grupos de menor porte em inúmeros países” 

(CASTELLS, M. Fim de Milênio. São Paulo: Paz e Terra, 2002, p. 95)
"Também é verdade que a “crise de superprodução constitui uma agressão massiva do capital ao trabalho assalariado. Aumentando o desemprego e o medo do desemprego, a crise tende a fazer com que os trabalhadores aceitem as reduções (ou estagnações) dos salários reais, a aceleração dos ritmos de produção, as perdas de conquistas em matéria de condições de trabalho e de seguridade social”
(MANDEL, E. A Crise do Capital. São Paulo: Ensaio; Campinas: Editora da Unicamp, 1990, p. 231).

No que concerne especificamente ao mundo do trabalho, assinale a alternativa correta:
A) As políticas neoliberais, aplicadas em escala global a partir dos anos 90 sob os auspícios do “Consenso de Washington”, embora tenham permitido um longo ciclo de crescimento da economia global, vêm resultando em decréscimo relativo da massa salarial; em precarização das relações laborais, com o aumento das formas flexíveis de contratação e a diminuição da tutela jurídica ao trabalho; em uma crise da representação sindical, com o enfraquecimento do sindicalismo e o aparente esgotamento das suas estratégias de enfrentamento em face do capital. No âmbito estritamente fabril, assiste-se ao recrudescimento da exploração do trabalho e ao crescimento do 3º setor em detrimento da indústria e mesmo da agricultura.
B) As políticas neoliberais, conquanto tenham deslocado os eixos globais de poder, fragilizando relativamente os Estados nacionais, estão permitindo que novas formas associativas, dentro e fora da esfera sindical, possam compensar o esgotamento das políticas de bem-estar, nos países centrais, e as diferentes expressões do desenvolvimentismo, nos países periféricos. Com isso, em muitos países os trabalhadores estão, ao mesmo tempo, ampliando seus salários e ampliando sua representação política. Exemplo notório dessa realidade é o Brasil, cujo presidente, Luis Inácio Lula da Silva, é, em suas origens, um metalúrgico do ABC paulista.
C) Se é verdade que a globalização e o neoliberalismo tiveram efeitos devastadores sobre o mundo do trabalho nos países periféricos é certo que, nos países centrais, de industrialização madura, o aumento geral da riqueza concorreu positivamente para o aumento dos salários e do bem-estar nos segmentos laborais.
D) Como todo processo social complexo, a globalização e o neoliberalismo legam uma herança contraditória. Assim, em um balanço preliminar de ganhos e perdas, vê-se claramente que países como EUA, Alemanha, Índia, China, Coréia do Sul, Brasil, Chile e alguns países da África Subsaariana auferiram crescimento significativo nos últimos anos.


resposta:[D]

6. (ESAF) Entre os eixos temáticos que orientam os movimentos sociais no Brasil na atualidade, um se refere às manifestações contra as políticas neoliberais e os efeitos da globalização. Entre estas manifestações, podemos citar:

a) as edições do Fórum Social Mundial;
b) a luta pelo Orçamento Participativo;
c) o sistema de cotas escolares para negros;
d) os protestos dos trabalhadores sem-terra;
e) as invasões promovidas pelos sem-teto.


resposta:[A]


7. (PITÁGORAS) Analise a imagem a seguir publicada na coluna de José Simão, no site UOL.
 

Disponível em: http://n.i.uol.com.br/uolnews/monkeynews_04_charge_iotti.jpg. Acesso em: 31/10/2011.

A imagem apresentada

(A) alerta que o mercado financeiro mundial está em colapso, e tanto países desenvolvidos quanto os em desenvolvimento estão sofrendo consequências desastrosas.
(B) comprova que o processo de globalização econômica impede que a crise de um país afete outro, pois existem mecanismos de autorregulação do mercado, como a grande demanda de produtos em todo mundo.
(C) mostra como pode ocorrer o processo de difusão de doenças infectocontagiosas com o avanço da globalização, onde há uma circulação muito maior de produtos e pessoas.
(D) mostra que a saúde recebe tratamento bem diferenciado nos países desenvolvidos, onde há mais investimentos, ao contrario do que ocorre em países em desenvolvimento. 
(E) satiriza o processo de globalização econômica, onde acontecimentos ocorridos em países do hemisfério norte podem ter grandes consequências nos países do hemisfério sul.




RESPOSTA: [E]



8. (PITÁGORAS) Leia o trecho do texto de João Pedro Stedile.

O neoliberalismo na agricultura foi abrindo caminho para que poucas empresas estrangeiras - todas pertencentes aos bancos estrangeiros - passassem a controlar nossa agricultura. Desde as sementes à comercialização. Incorporam terras, agroindústrias, supermercados... Definem preços de alimentos nas bolsas de valores e transformam novamente nosso país em uma grande colônia. No lugar de alimentos, as terras passam a ser ocupadas pela cana de açúcar - para combustível nos Estados Unidos, por soja - para ração de animais na Europa, e pela celulose - para papel em todo o mundo. As monoculturas tomam e redividem nosso território, inflam o preço da terra, reduzem a produção de alimentos e geram uma grande crise mundial de alimentação. Um cenário que se repete – sem mudar as empresas, apenas as monoculturas – nos cinco continentes.

Disponível em: http://www.educarbrasil.org.br/Portal.Base/Web/VerContenido.aspx?ID=205531. Acesso em: 01/11/2011.

Ao analisar o texto de João Pedro Stedile, é correto concluir que

(A) a cultura brasileira do cultivo da monocultura pode ser considerada um lastro do período colonial que predomina até os dias atuais, e contribui significativamente para a crise mundial de alimentos por impedir o aproveitamento da grande extensão territorial para diversificar sua produção.
(B) a desvalorização da vida no campo e consequentemente da produção agrícola, proporcionada pela crescente valorização das tecnologias e do estilo de vida das metrópoles, faz com que cada vez menos pessoas se interessem pelo plantio de alimentos, o que gera uma crise em sua produção.
(C) a luta por reforma agrária foi se tornando cada vez mais internacional porque os empecilhos para a democratização do acesso à terra ultrapassaram as fronteiras do Brasil – no Estado ou nas ações dos latifundiários –, mas eram também parte dos movimentos do capital financeiro internacional.
(D) o desenvolvimento do mercado global proporciona que os importadores de matéria-prima e alimentos (países desenvolvidos) busquem pelos melhores preços dentre os ofertados, o que prejudica os países em desenvolvimento, que tem um custo de produção alto, por falta de desenvolvimento tecnológico de sua produção.
(E) o processo global de produção dificulta a circulação de produtos do campo por privilegiar o investimento em produtos manufaturados, fazendo com que países em desenvolvimento fiquem impedidos de escoar sua produção, o que causa um déficit em sua balança comercial e, consequentemente, uma crise financeira e de produção.




RESPOSTA: [C]

9. (PITÁGORAS) No ano de 1996 a banda carioca O Rappa lançou seu segundo álbum chamado “Rappa-Mundi”. A letra da música a seguir, de autoria de Pedro Luis, faz parte deste álbum. Confira.

“Senhoras e senhores estamos aqui
Pedindo uma ajuda por necessidade
Pois tenho irmão doente em casa
Qualquer trocadinho é bem recebido
Vou agradecendo antes de mais nada
Aqueles que não puderem contribuir
Deixamos também o nosso muito obrigado
Pela boa vontade e atenção dispensada

Bom dia passageiros
É o que lhes deseja
A miséria S.A
Que acabou de chegar”

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/o-rappa/miseria-s-a.html#ixzz1cSbBeszw . Acesso em 01/11/2011.

A letra da música retrata uma situação corriqueira no cotidiano das pessoas que utilizam o serviço de transporte público, onde é bem comum encontrar pessoas pedindo ajuda financeira aos passageiros.

A letra da música “Miséria S.A”

(A) demonstra a crença de que a desigualdade na distribuição de renda pode ser superada com investimentos na criação de novas empresas como forma de combate à miséria. 
(B) enfatiza a melhoria na distribuição de riqueza proporcionada pela estabilização econômica, e faz isso satirizando a criação de pequenas empresas.
(C) ironiza, ao acrescentar a sigla S.A à palavra “miséria”, que a prosperidade proporcionada pelo mercado global leva os trabalhadores a criarem seus próprios negócios. 
(D) retrata o avanço do mercado global que transforma todo lugar em local de comércio, utilizando a metáfora da empresa Miséria S.A nos transportes coletivos.
(E) traz em seu conteúdo uma analogia entre a miséria e as grandes empresas ao acrescentar a sigla S.A à palavra “miséria”.






RESPOSTA: [E]

  
10. (PITÁGORAS) "A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade [...]. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade."


SANTOS, Milton. "A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção". São Paulo: Edusp, 2002, p. 338-339.


Sobre o processo de globalização tratado acima, assinale a alternativa correta.

a) A cultura é também a base por meio da qual se constroem poderosos vínculos de identidades coletivas que desafiam de múltiplas maneiras a homogeneização e o cosmopolitismo.
b) A globalização elimina as diferenças, singularidades e particularidades que pontilham a esfera da cultura, pois os fluxos globais de informação impõem uma complexa morfologia cultural.
c) A produção cultural constitui o mais importante setor da economia moderna, visto que todos os lugares são igualmente receptivos a suas mercadorias, pois todas as pessoas que neles vivem recebem ou interpretam imagens e apelos publicitários da mesma maneira.
d) A "sociedade em rede", produto da era das telecomunicações globais, não possui fronteiras sociais e geográficas, unifica populações e lugares, pois ela trata apenas de desigualdades sociais e econômicas.





resposta: [A]


11. Após a Segunda Guerra, principalmente a partir dos anos de 1980, cresceu o fluxo de capitais especulativos no mundo, inaugurando o que é conhecido como "globalização financeira".

Observe a figura e o texto sobre o tema da exclusão social:

 


O processo de globalização da economia, que envolve a reestruturação técnica da produção e a redefinição da organização do trabalho, tem provocado drásticas mudanças sobre o nível de emprego e sobre a distribuição de renda.

(Adaptado de Projeto RS - "2010 Realizando o Futuro, Pobreza Urbana", 1998.)


Atualmente, a modernização da economia brasileira vem ocorrendo com o apoio da orientação neoliberal e com o empenho de acompanhar os novos patamares tecnológicos da Revolução Técnico-científica em curso.
Considerando que, segundo muitos estudiosos, as medidas adotadas para tal opção têm um caráter excludente, visto que promovem a destruição de atividades tradicionais e a não-inclusão dos destituídos no setor moderno,

a) explique como esse processo de modernização com exclusão ocorre nas cidades;

b) aponte um posicionamento defendido por aqueles que contestam a supervalorização do desenvolvimento tecnológico apoiada na política neoliberal.




resposta da questão :

a) Nas cidades, a modernização através das inovações tecnológicas na atividade e no setor de serviços promove uma absorção insuficiente da mão-de-obra disponível agravando o desemprego e o crescimento das atividades informais.
  
b) Uma dentre as posições:

- Os limites e as potencialidades tecnológicas da nação devem ser determinados pela sua organização política e social.
- A autonomia tecnológica é garantida somente com o fortalecimento do sistema educacional. 
- O Estado deve exercer o papel mediador dos interesses sociais mais relevantes reformulando a sua atuação na economia.
- A vontade política e a capacidade de optar por estratégias de mudança no campo do desenvolvimento tecnológico devem respeitar as necessidades específicas da sociedade.
- O desenvolvimento de novas tecnologias deve ser regido pelos interesses nacionais e não por alguns grupos internacionais.
- A política econômica deve priorizar uma modernização expondo apenas determinados segmentos produtivos à competitividade internacional, escalando outros para uma modernização paulatina até que se tornem mais competitivos.


12. (Unicamp) Faz cerca de vinte anos que “globalização” se tornou uma palavra-chave para a organização de nossos pensamentos no que respeita ao funcionamento do mundo. A palavra “globalização” entrou recentemente em nossos discursos e, mesmo entre muitos “progressistas” e “esquerdistas” do mundo capitalista avançado, palavras mais carregadas politicamente passaram a ter um papel secundário diante de “globalização”. A globalização pode ser vista como um processo, uma condição ou um tipo específico de projeto político.


(Adaptado de David Harvey, Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2006. p. 79.).


a) Identifique uma característica política e uma cultural do processo de globalização. 
b) Quais as principais críticas econômicas dos movimentos antiglobalização?


resposta:

a) A globalização é a fase contemporânea da expansão mundial do capitalismo financeiro e monopolista. O vigor da globalização fica mais nítido na década de 90. Uma característica política é o enfraquecimento dos estados nacionais com uma crescente “deslegitimação” do poder administrativo e desvalorização da política local. Uma característica cultural é o processo de padronização de costumes de uma cultura dominante sobre as culturas e costumes regionais no mundo.

b) As principais críticas econômicas são: Um maior crescimento das disparidades econômicas regionais, principalmente nos países pobres ou aqueles que não conseguem uma maior integração socioeconômica, promovida pelo processo de globalização, o qual requer um maior equilíbrio de tecnologia e investimentos. Além disso, a globalização também traz desequilíbrios, defasagens, discriminações, muita instabilidade e custos sociais não só no movimento de inclusão, como, sobretudo, o de exclusão da economia global.



13. (ENEM) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.


Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

A)Internet.
B)fibra ótica. 
C) TV digital.
D)telefonia móvel. 
E) portabilidade telefônica.


Resolução

A Internet foi o sistema tecnológico de mais rápida difusão pelo mundo, conquistando mais de 50 milhões de usuários em apenas quatro anos. Hoje há no mundo mais de 1 bilhão de usuários desse meio de comunicação.
Seu uso para disseminar ideias, colher informações, divulgar dados, propor sugestões, realizar críticas, promover debates, delatar atos ilegais, dentre outras possibilidades, tornou a Internet uma das mais eficientes formas de ação social e política, a que atualmente recorrem pessoas físicas, instituições, empresas e governos.

Resposta:[A]



14. (Uerj) A fusão da Sadia com a Perdigão, em maio de 2009, resultou na criação da Brazil Foods, décima maior empresa alimentícia do continente americano e segunda do país.

Esse evento é decorrente de uma estratégia das grandes corporações e representa uma tendência mundial da atual fase do capitalismo.

A denominação da atual fase do capitalismo e uma justificativa para a adoção dessa estratégia estão indicadas em:


(A) liberal - redução dos preços das mercadorias 
(B) monopolista - ampliação da participação no mercado 
(C) monetarista - diminuição dos custos de comercialização
(D) concorrencial - aumento da escala de compras da companhia



resposta:[B] 
Eixo interdisciplinar: Trabalho e Tecnologia
Item do programa: Aplicação de conceitos na análise das relações entre trabalho e tecnologia 
Subitem do programa: Capitalismo 
Objetivo: Reconhecer interesses estratégicos das grandes corporações contemporâneas e nomear o atual momento histórico do modo de produção capitalista.


Comentário da questão:

Uma das características estruturais do atual momento histórico do capitalismo é a tendência à concentração de capital em patamares inéditos nesse modo de produção. A expressão concreta dessa propensão se dá por meio das fusões e aquisições, envolvendo empresas de porte multinacional, o que resulta em corporações ainda maiores. Essa característica justifica a denominação da presente fase do capitalismo - monopolista -, na qual se verifica a formação de monopólios e oligopólios mundiais. Nesse contexto, um dos interesses estratégicos mais significativos para o processo de compra ou fusão entre grandes empresas é a possibilidade de ampliar rapidamente a sua participação no segmento de mercado no qual elas atuam.

15. (UFAL – 2010) Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:

A) extinguiu as diferenças sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmação de governos democráticos.
B) realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.
C) criou condições imediatas para a consolidação de uma sociedade sem violência, graças às riquezas sociais existentes.
D) entrou num período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.
E) afirmou sua vontade política radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violência política.


Resposta:[B]

Justificativa:

A) Errada. As diferenças continuam e há muitos conflitos e lutas pela melhor distribuição das riquezas.
B) Certa. Há movimentos que ajudam na gestão social mais solidária, evitando preconceitos e desigualdades, e estimulado um contato mais próximo com as diferenças. 
C) Errada. A violência não foi abolida. É preciso ainda muita reforma social para que o mundo se pacifique. 
D) Errada. Há muitas disputas, muitas armas e ambições. A ONU não conseguiu evitar o acirramento das intrigas políticas. 
E) Errada. Há defesa das ideias democráticas, mas não se trata de uma unanimidade. As discordâncias estimulam, muitas vezes, a violência e criam regimes antidemocráticos.

16. (Unicentro 2010) No processo de desenvolvimento capitalista, "a globalização assume uma dinâmica interessante quando há o encontro entre o que é global, e o que é local. Neste caso, em muitos lugares temos a tradição se defrontando com uma dinâmica que modifica as características ou que as remodelam"

(Sociologia/vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 194).

Considerando que o processo de globalização não pode ser tratado como um fenômeno exclusivamente econômico ou político, mas como um fenômeno que também abrange o universo da cultura, assinale a alternativa incorreta.



a) Para alguns pensadores, estando no cerne do processo de globalização e do avanço dos meios de comunicação, o ato de poder se comunicar permite aos indivíduos expressarem suas opiniões e intenções, confrontando-as com as de outros indivíduos.
b) Os blocos econômicos são reuniões de países que possuem relações econômicas e uma proximidade geográfica, como exemplifica o MERCOSUL, e se organizam para realizar uma abertura comercial e alfandegária.
c) A instalação das montadoras de automóveis em uma determinada região serve de exemplo, da relação global e local. Elas se instalam e há um conjunto de mudanças na região que alteram hábitos e costumes.
d) A tendência chamada autocentrismo, que se origina da tendência do homem de olhar o mundo através de seus próprios valores, segue vigorando no mundo globalizado, pois, está presente na forma como muitas culturas encaram outros povos.
e) No Brasil, depois dos anos 50, com a entrada maciça de capitais e de empresas multinacionais, a cultura de massa foi fortalecida pelo processo de globalização, pelo fenômeno do consumismo e pelo avanço da tecnologia que passou a ofertar suas novidades no mercado sedutor da publicidade.




resposta:[D]



17. (UFScar) Após a Segunda Guerra, principalmente a partir dos anos de 1980, cresceu o fluxo de capitais especulativos no mundo, inaugurando o que é conhecido como “globalização financeira”.

a) Qual a relação entre o aumento dos fluxos de capital especulativo no mundo e o avanço dos setores de informática e telecomunicações?

b) Qual a política usualmente adotada pelos países emergentes para atrair capitais especulativos e quais os principais efeitos negativos desta política?


Resolução:

a) O avanço tecnológico nos setores de informática e telecomunicações possibilitou uma aceleração nos fluxos de informações para tomada de decisões, visando orientar os fluxos de capitais especulativos. Através da internet, os investidores tomam conhecimento dos fatos relevantes que ocorrem nas bolsas de valores de todo o espaço mundial conectado pela rede.

b) Manutenção de taxas de juros mais elevadas do que nos países mais desenvolvidos, onde o risco de perdas é menor do que nos países emergentes. A manutenção de taxas de juros elevadas restringe o crédito ao consumo, eleva os custos do capital produtivo e amplia o déficit público, pois o Estado passa a captar recursos com taxas também elevadas.

18. (UFU) "A globalização tornou-se um conceito em moda nas ciências sociais, uma máxima central nas prescrições de gurus da administração, um slogan para jornalistas e políticos de qualquer linha. Costuma-se dizer que estamos em uma era em que a maior parte da vida social é determinada por processos globais, em que culturas, economias e fronteiras nacionais estão se dissolvendo. (...) Sustenta-se que uma economia realmente global emergiu ou está em processo de emergência e que, nesta, as economias nacionais distintas e, portanto, as estratégias internas de administração econômica nacional são cada vez mais irrelevantes.

(...) Essa imagem é tão poderosa que magnetizou analistas e conquistou imaginações políticas. Mas isto acontece?"

HIRTS, Paul e THOMPSON, Grahame. Globalização em questão: a economia internacional e as possibilidades de governabilidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p. 13 - Coleção Zero à Esquerda.


Tendo em vista o texto acima, discuta o conceito de globalização. Para sua reflexão, utilize os seguintes aspectos: economia internacional e governabilidade nacional.

19. (UFOP) Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização.


"Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald s. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips."

(Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm)


Sobre esse processo, é incorreto afirmar:

a) A globalização é um processo, ainda em curso, de integração de economias e mercados nacionais.

b) A globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.

c) As pessoas dependem crescentemente de mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial.

d) As pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a riqueza social é mais bem distribuída.




resposta:[D]

20. (ENEM 2011) O espaço mundial sob a “nova des-ordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido,como é o mundial contemporâneo?


HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.
O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa.

Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para

a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.




Resolução
Uma das características marcantes do atual ordenamento do poder mundial é o aumento do peso das grandes economias nas decisões políticas.
No contexto da economia global contemporânea, calcada numa política neoliberalizante, as grandes potências econômicas centralizam o poder e influenciam suas respectivas áreas e periferias, reordenando o espaço mundial.

Resposta:[C]


21. (Uerj) 


O texto de Millôr Fernandes faz uma referência crítica a dois problemas centrais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, um no ambiente urbano e outro no rural.
Esses dois problemas, respectivamente, na cidade e no campo, são identificados na seguinte alternativa:

a) saúde pública / reforma agrária
b) escolarização / tráfico de animais silvestres
c) violência urbana/ desequilíbrio do ecossistema
d) transporte coletivo / movimento populacional



resposta: [C]




22. (UERJ 2011) Em 2008, pela primeira vez desde 1880, os países ricos passaram a representar menos de 50% da produção mundial.
 

Apresente dois fatores que explicam o elevado desempenho econômico dos BRIC, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, nos últimos dez anos.
Apresente também duas consequências, uma geopolítica e outra ambiental, dessa nova realidade econômica mundial.




Comentário da questão:
Brasil, Rússia, Índia e China países constituintes do grupo dos BRIC diferenciam-se dos demais países emergentes por apresentarem determinadas características em comum, tais como grande impulso de industrialização, mercado consumidor muito expressivo e com grande potencial de crescimento, baixo custo de produção de mercadorias e capacidade de atração de grandes volumes de investimentos internacionais.
O acelerado crescimento econômico dessas nações resulta em diversas consequências em, pelo menos, dois campos importantes: a geopolítica e o meio ambiente. Em termos de geopolítica, estão previstos o fortalecimento das relações Sul-Sul, a consolidação de uma ordem mundial multipolar e a formação de novas alianças geopolíticas com as potências emergentes; já no aspecto ambiental, é possível antever o agravamento da poluição e o aumento da emissão de gases de efeito estufa.

23. (PITÁGORAS) Observe a charge abaixo
 

Explique qual é a crítica apresentada nessa charge.



resposta: 
Enquanto o problema da crise de alimentos preocupa a população mundial, os países mais ricos estão preocupados apenas com seus próprios desperdícios.


24. (PITÁGORAS) A globalização procura expandir os mercados e, portanto, os lucros, que é o que, de fato, movimenta os fluxos de capital. Ela condiciona, hoje, a evolução da economia.


Sobre a economia globalizada, analise as seguintes afirmativas:

I – A globalização acelerou e alargou, geograficamente, os fluxos de produtos e serviços.
II – O comércio internacional tornou-se, nas últimas décadas, um dos indicadores mais representativos da economia globalizada.
III – A abertura dos mercados e as estratégias mundiais das grandes corporações atestam a interdependência da economia mundial.
IV – O petróleo, devido a seu valor estratégico, dá origem a intensos fluxos comerciais entre países produtores e consumidores.


Assinale:
a) se apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b) se apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c) se apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) se apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) se todas as afirmativas estão corretas.


resposta: [E]

25. (UFPR) A globalização, também conhecida como mundialização, é um processo recente de transformação da sociedade capitalista. Entre seus traços, temos a formação de blocos comerciais internacionais, a formação de grandes grupos industriais, processos de produção altamente tecnificados, o aumento do consumo de massa, a difusão das novas tecnologias de informação, só para citar alguns. 
 Quais os efeitos da globalização para a natureza e o meio ambiente? 


resposta: 
O aumento do consumo, incentivado pelos meios de comunicação, acarreta em uma maior produção de bens, o que gera necessidade de matérias-primas e fontes energéticas, ferindo o meio ambiente e a natureza. Ao mesmo tempo, há uma internacionalização da preocupação com os recursos naturais, demonstrando uma clara contradição do sistema.





26. (UFPR) Identifique o papel atual dos Estados nacionais na administração das crises financeiras do capitalismo contemporâneo.



resposta: 
- Regulação da economia
- Manutenção e criação de empregos


27. (UFPR) O uso das redes sociais (como o Facebook e o Twitter) na Primavera Árabe foi fundamental na organização dos protestos que levaram à queda dos ditadores na Tunísia e no Egito em 2011. Com base na experiência da Primavera Árabe, explique o significado do uso da internet e das redes sociais na participação social e no desenvolvimento da cidadania nas sociedades contemporâneas.

resposta:
- Democratização da informação
- Mobilização das massas
- Enfraquecimento dos meios de comunicação e mobilização tradicionais




28. (UFU) Há hoje um certo consenso em torno da tese de uma nova ordem internacional em gestação, afetando a vida das sociedades em graus variados, porém, em certas direções definidas.
 Assinale a alternativa que relaciona as idéias que, no conjunto, exprimem adequadamente as transformações
que estão ocorrendo no mundo.
A) Globalização econômica, homogeneização da cultura e verticalização da vida política.
B) Globalização econômica, mundialização da cultura e internacionalização da vida política.
C) Globalização econômica, espacialização da cultura e verticalização da vida política.
D) Globalização econômica, estatização da cultura e internacionalização da vida política.




resposta: [B]


29. (UERJ) 

Um dos fatos inéditos que individualizam o atual processo de globalização está corretamente identificado em:
(A) os fluxos migratórios mundiais abrangem um grande número de trabalhadores
(B) a circulação de capitais internacionais envolve volumes significativos de recursos
(C) o comércio entre transnacionais constitui a maior parte das trocas mundiais de bens
(D) as exportações de mercadorias representam uma parcela expressiva da economia mundial





resposta:[C]
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo de integração mundial
Subitem do programa: Globalização/fragmentação territorial, econômica, política, social e cultural na contemporaneidade
Objetivo: Exemplificar característica específica do atual processo de globalização da economia capitalista.


Comentário da questão:
O texto faz referência à polêmica existente entre os historiadores acerca da real singularidade do atual processo de globalização, quando comparado, por exemplo, à conjuntura do final do século XIX. Para o autor, há sim aspectos inéditos nesse processo, que foram destacados pelo Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano de 1999. Um desses aspectos é o predomínio absoluto das trocas mundiais de mercadorias por parte das empresas transnacionais, situação inexistente antes do final do século XX.



30. (UERJ) 

Considerando o mapa, a associação adequada entre o valor do IDH, a localização geográfica e uma de suas causalidades históricas está identificada em:
(A) médio - sudeste asiático - proeminência chinesa
(B) elevado - América do Norte - colonização inglesa
(C) baixo - África subsaariana - neocolonialismo europeu
(D) elevado - países do Mercosul - modernização agrícola



resposta: (C)
Eixo interdisciplinar: Política e Cultura
Item do programa: Processo de integração mundial
Subitem do programa: Globalização/fragmentação; a inserção de países da África
Objetivo: Descrever causalidade histórica associada ao IDH de uma região do planeta.
Comentário da questão:
O cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano leva em conta um conjunto de indicadores que avaliam as condições gerais de vida das populações. Os condicionamentos históricos que afetam esse índice variam de sociedade para sociedade, podendo, contudo, ser agrupados de acordo com processos gerais da história moderna e contemporânea. Destaca-se, assim, o caso particular dos efeitos da ocupação imperialista, das lutas de descolonização e do neocolonialismo, em diversas regiões do continente africano, marcadas, ainda hoje, pelos baixos índices do IDH, como representado no mapa.


31. (UESPI) A globalização atinge quase todos os países, mudando 
tradições e afirmando novos hábitos culturais. É forte a presença da tecnologia na sua expansão. No Brasil, por exemplo, a globalização: 
A) teve atuação limitada em decorrência do domínio da cultura importada dos Estados Unidos. 
B) atingiu tradições seculares, definindo o fim das hierarquias e das desigualdades de direitos. 
C) foi taxativa na divulgação de ideias universais no sentido de reafirmar antigas utopias. 
D) transformou modelos sociais antigos e causou polêmica entre intelectuais e políticos. 
E) restringiu-se a aumentar a capacidade de produção do país na área industrial. 


resposta da questão 31:[D]


32. (CEPERJ) Segundo Octávio Ianni, a globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. Um dos acontecimentos significativos ocorridos nas últimas décadas e que está relacionado com esse novo ciclo de expansão do capitalismo foi o fim da Guerra Fria (1945-1989), a desagregação do bloco soviético e a redução das barreiras às inversões estrangeiras na China e em outros países com regimes socialistas, além da transição para a economia de mercado em todos os países que compunham o bloco soviético. A alternativa que, segundo Ianni, melhor reflete o significado de tais mudanças é:

A) Houve uma eclosão de outra nova Guerra Fria.
B) Ocorreu uma ameaça concreta à hegemonia econômica capitalista e aos valores liberais burgueses.
C) Destaca-se a abertura de uma fronteira inesperada e excepcional para novos surtos de acumulação originária capitalista.
D) A incorporação de valores socialistas no processo capitalista de produção.
E) O isolamento da Europa Ocidental, uma vez que as antigas nações socialistas e o oriente ligado à China acabaram por se tornar aliados dos Estados Unidos.


resposta da questão 32:[C]

Comentário da questão: 
De acordo com a citação de Octávio Ianni, a globalização corresponde ao estágio mais avançado do capitalismo e entre suas consequências temos a abertura de novos mercados em escala planetária, fenômeno que pode melhor ser verificado com o final da Guerra Fria, quando as nações do Leste Europeu, bem como a China foram incorporadas à economia de mercado.

33. (UESPI) Os eventos mundiais consagram as novas tecnologias  e transformam a sociedade numa aldeia global.  Mobilizam-se investimentos fabulosos e há disputas  entre as multinacionais. A Copa do Mundo (2010), na África do Sul, por exemplo, provocou: 
1) o desenvolvimento econômico dos africanos e de seus programas contra a miséria e o analfabetismo. 
2) o fim dos preconceitos sociais, com uma melhor distribuição dos lucros nas empresas e nas comunidades negras. 
3) a divulgação de meios de comunicação sofisticados, garantindo transmissões esportivas de alta qualidade. 

 Está(ão) correta(s): 
A) 1, 2 e 3 
B) 1 apenas 
C) 2 apenas 
D) 3 apenas 
E) 1 e 2 apenas 


resposta da questão 33:[D]





34. “Um carro esporte Mazda é desenhado na Califórnia, financiado por Tóquio, o protótipo é criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem é feita nos Estados Unidos e México, usando componentes eletrônicos inventados em Nova Jérsei, fabricados no Japão (...) As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, são fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura (...) Os objetos transformaram-se em compostos resultantes da combinação de pedaços dispersos aleatoriamente pelo planeta.”
(Renato Ortiz. Cultura e Mundialização.)

A situação descrita no texto pode ser explicada
a) pela competição em âmbito mundial, que fez com que as grandes empresas descentralizassem a produção, visando o aumento da produtividade e da lucratividade.
b) pela melhor distribuição de renda entre os habitantes do planeta, o que deu origem a novos consumidores, mais exigentes quanto à qualidade dos produtos.
c) pelo multiculturalismo, uma vez que as empresas vendem os seus produtos em diferentes países, o que as obriga a levar em conta gostos e hábitos diversos.
d) pelo crescimento da preocupação com os recursos naturais do planeta, o que incentivou a busca de novas fontes de matérias-primas e locais de produção.
e) pela ação coordenada de governos de países ricos e de países em desenvolvimento, quevisa estabelecer uma divisão econômica mais



resposta da questão 34:[A]

Comentário da questão:

O texto expressa uma das facetas da chamada globalização econômica na qual produção, distribuição e consumo ocorrem em escala planetária.




35. (Mackenzie 2009) 



A crise imobiliária norte-americana, que despontava desde 2006, deu origem a uma crise de crédito que afeta o mercado em escala global, observada principalmente em 2008, já que as relações econômicas do mundo atual baseiam-se em relações de interdependência. Comparadas, a crise mundial vivida entre 1929-1934 e a atual, assinale a alternativa que NÃO apresenta característica comum a ambos os momentos.

a) A confiança, depositada por grande parte da população norte-americana, no crescimento econômico do país, em ambos os momentos, levou a sociedade a consumir cada vez mais.
b) Tanto a cotação das ações de empresas norte-americanas nas Bolsas de Valores, em 1929, quanto os títulos hipotecários repassados no mercado nos últimos anos, não apresentavam o seu valor real de mercado.
c) Em épocas de recessão aguda, o governo norte-americano perde grande parte de sua capacidade de importar produtos, prejudicando o comércio internacional.
d) Nos dois momentos, assistimos a uma crise de liquidez do mercado, necessitando, em ambos os casos, da intervenção do governo para reerguer a economia
e) Em 1929, os Estados Unidos eram a nação mais próspera do mundo, não existindo nenhum problema social, diferente da atualidade, em que a crise vai atingir exclusivamente os imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país.


resposta da questão 35:[E]